Nota de Pesar – Francisco Costa Andrade

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de novembro de 2021 às 09:17

O artista e servidor público municipal aposentado faleceu na madrugada desta quarta-feira, 10, em decorrência de complicações após uma parada cardíaca

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lamentam profundamente o falecimento do artista visual, ativista cultural e servidor público municipal aposentado Francisco Carvalho Costa Andrade, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 10, em decorrência de complicações após uma parada cardíaca.

Natural de Simplício no Piauí, tendo crescido em Brasília-DF, Costa Andrade residia em Palmas desde 1998, onde exerceu grande ativismo cultural e promoveu diversas exposições e mostras coletivas e individuais, sendo um dos fundadores da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto).  Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura e dos direitos da classe artística.

Costa Andrade era Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub/1981.  Artista Visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília, participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o estado do Tocantins vinha atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais.

O artista deixa a esposa Sueli Costa Andrade, três filhos, Marina, Ricardo e Gabriel e cinco netos. À família em luto, nossos pêsames e o desejo de que encontrem o conforto necessário nesse momento de dor.

O corpo será velado na Funerária Pax Palmas, na 210 Sul, em frente ao IFTO, com início às 9 horas e sepultamento às 16 horas no Cemitério Municipal Jardim da Paz.