Nota de Pesar - iluminador cênico Binho Schaefer

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 11 de maio de 2020 às 19:02

Iluminador cênico foi vítima de uma complicação cirúrgica

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamenta a morte, no sábado, 09,  no Rio de Janeiro, do iluminador cênico Binho Schaefer, vitima de uma  complicação cirúrgica. Binho Schaefer contribuiu na capacitação do corpo técnico do Theatro Fernanda Montenegro, em passagens por Palmas onde trabalhou como iluminador de dois grandes espetáculos produzidos pela Prefeitura de Palmas e iluminou no Theatro Fernanda Montenegro e vários espetáculos do Grupo Chama Viva.

Fábio Osmar Schaefer, 45 anos, faz parte de uma geração de talentosos iluminadores cênicos da última década no Brasil. Sua trajetória no teatro foi marcada em mais de dez espetáculos da Cia de Teatro do Pequeno Gesto (RJ), além de iluminar grandes shows musicais para Caetano Veloso, Djavan, Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Engenheiros do Havaí e tantos outros nomes da cena musical e teatral brasileira.

O técnico Francisco Lustosa, da FCP, lembra a importância de Binho na formação do corpo técnico do Theatro Fernanda Montenegro. “Trabalhamos com o Binho em vários espetáculos, era um cara muito bacana e simples que tinha prazer de ensinar o que sabia e nos tornamos amigos”, afirma.

O ator, diretor e professor Cícero Belém recorda a correria na montagem do maior espetáculo já produzido pela Prefeitura de Palmas, ‘Tocantins uma construção permanente’, em que, segundo ele “teve que chamar  Binho às pressas para criar a luz”, tendo sido atendido prontamente.

Cerimônia de Encantamento

Para  homenagear Binho Schaefer e grandes nomes da cena cultural brasileira que faleceram nos últimos dias, será realizada nesta segunda-feira, 11,  a partir das 21 horas no Canal dos Resistentes, no YouTube,  a segunda edição da Cerimônia de Encantamento, uma forma encontrada por vários artistas para celebrar os nomes de muitos trabalhadores da cultura que estão partindo neste momento de Covid-19, onde os amigos são impedidos de realizar atos presenciais de despedidas. Os homenageados de hoje serão os artistas Daisy Lucid, Binho Schaefer, Abraham Palatnik, Jesus Chediak, Ciro Pessoa e Sérgio Sant’Anna e será conduzida por nomes de peso da cultura brasileira como Celio Turino, Leonardo Boff, Amir Haddad, Ítala Nandi, Sérgio Mamberti, Luciana Sérvulo, dentre outros convidados.