Novembro Azul: ações seguem nesta quarta e quinta nos Centros de Saúde da Comunidade na Capital

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de novembro de 2019 às 11:27

Algumas unidades realizam atendimentos nos períodos matutino, vespertino e noturno 

As ações do Novembro Azul seguem em vários Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) da Capital, nesta quarta e quinta, 13 e 14, com atendimentos nos períodos diurno ou noturno. Uma boa oportunidade para os homens colocarem a saúde em dia, antes do Feriado de Proclamação da República, comemorado nesta sexta, 15.

 

O objetivo é reforçar o atendimento prestado pela rede durante todo o ano com foco na promoção à saúde do homem e conscientizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o câncer de próstata.

 

Nesta quarta-feira, 13, tem ações nos CSCs Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I), Laurides Milhomem (Jardim Aureny III), Santa Bárbara, Loiane Moreno (Arse 24 / 210 Sul), e das Arnos 41 (403 Norte) e 71 (603 Norte).

 

O CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza o Dia D do Novembro Azul, até as 18 horas, onde os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

 

Já no CSC Loaine Moreno, o Dia D segue até as 20 horas, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápidos, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

 

No CSC Santa Bárbara o atendimento voltado ao público masculino começa no período da tarde e estende até a noite, com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

 

No CSC da Arno 71 (603 Norte) terá atendimento multiprofissional até as 19 horas desta quarta, voltado à saúde do homem, com testes rápidos e ação educativa.

 

E tem atendimento noturno, das 18 às 21 horas, nesta quarta, no CSC da Arno 41 (403 Norte) com consulta médica, atendimento odontológico, testes rápidos, vacinação.

 

No CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III), o atendimento também é no período noturno das 18 às 21 horas, com educação em saúde, prática de atividade física para prevenção do câncer, teste rápido, vacinação, consulta médica, avaliação odontológica e consulta de enfermagem.

 

Outras ações

 

Amanhã, quinta-feira, 14, tem ações nos CSCs da Arse 82 (806 Sul), Bela Vista e Walterly Wagner (Taquaruçu Grande).

 

O CSC da Arse 82 (806 Sul) realiza programação somente pela manhã, a partir das 8 horas, com consulta médica, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

No CSC Bela Vista tem atendimento noturno, das 18 às 21 horas, com consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino.

 

Já no CSC Walterly Wagner, a programação começa a partir das 19 horas, com ações de educação em saúde através de roda de conversa e palestra, consulta médica, consulta com enfermeiro, atendimento odontológico, solicitação de exames e teste rápido.