Novembro Azul: população masculina comparece a ação noturna do CSC Morada do Sol

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de novembro de 2019 às 15:34

Ação buscou atender os homens que, por causa do trabalho, têm dificuldades de acessar o serviço de saúde durante o dia


O Centro de Saúde da Comunidade Morada do Sol realizou na noite desta segunda-feira, 25, diversos atendimentos ao público masculino. A ação contou com o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar, JG Cursos, Rádio Nação Nordestina, Fundação Cultural, entre outros.

 

Na ação do CSC Morada do Sol, que foi aberta com a apresentação da Banda da Polícia Militar, os pacientes tiveram palestras sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, aferição de glicemia capilar, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, solicitação de exame, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização vacinal, além de assistir a uma apresentação musical da banda da Polícia Militar, participar de sorteio de cestas básicas e corte de cabelo gratuito.

 

O médico da família e comunidade e preceptor da residência médica pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Luiz Floresta, foi um dos profissionais que estiveram coordenando a ação. “Escolhemos esse horário porque a maior parte dos homens chega do trabalho após o nosso plantão habitual. É a primeira ação noturna desta unidade de saúde. Temos receio de realizar os atendimentos a noite por conta da localização, mas contamos com o apoio da polícia. Não estamos tentando trabalhar somente a prevenção do câncer de próstata, estamos tentando trabalhar sobre todas as partes da saúde”, afirma Luiz.

 

“Nós devemos procurar tratamento enquanto vivemos. Depois que a enfermidade toma conta do corpo e não tem mais jeito, não adianta procurar a medicina. Eu participo de todos os chamamentos da saúde”, esclarece o aposentado Edval Andrade, 75.

 




 

Edição: Lorena Karlla