Novembro Azul: Unidades de Saúde da Família realizam o Dia “D” de atendimentos voltados para a saúde do homem

Autor: Redação/Semus | Publicado em 28 de novembro de 2020 às 10:06

Com foco na prevenção do câncer de próstata, as unidades da Capital intensificaram suas ações nesta última semana da campanha

No mês de novembro todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) elaboram ações voltadas para a promoção da saúde do homem durante a campanha nacional Novembro Azul. Com foco na prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Arno 41 (403 Norte) realizou nesta sexta-feira, 27, o Dia ‘D’ de atendimentos.

Durante o evento foi realizada uma apresentação de Tai Chi Chuan ministrada pelo agente de saúde e faixa preta em Kung Fu, Arthur Santiago. Os usuários puderam participar de exercícios da arte marcial com o profissional.

Os pacientes solicitaram exames voltados para a prevenção do câncer de próstata, além de realizarem testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os profissionais da unidade também ofertaram corte de cabelo gratuito para os pacientes e música ao vivo.

Para o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Ilton Júnior, a Rede de Atenção Básica cumpre papel fundamental nas ações que possam reduzir a incidência e a prevalência dos cânceres de pênis, próstata e boca.

De acordo com ele, embora a Atenção Primária de Palmas atue durante todo ano com a integralidade da saúde do homem, o movimento Novembro Azul visa estimular os pacientes homens a procurarem os serviços nas unidades, principalmente para a realização regular dos exames necessários para detectar de maneira precoce a doença, possibilitando uma grande chance de cura. “Mas para isso acontecer é preciso realizar uma investigação, com exames clínicos, laboratoriais e outras avaliações”, reforçou.

Dada as limitações ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todas as diretrizes de controle do novo coronavírus (Covid-19), são adotadas nas USFs para a segurança dos profissionais de saúde e dos usuários. As 34 Unidades de Saúde de Palmas participaram da campanha.

Novembro Azul

Criado em 2003, o Novembro Azul ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. No entanto, para a Semus, este mês vem sendo oportuno para sensibilizar os homens quanto às ações do autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

Sintomas

Durante a fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. Eles só começam a aparecer quando os tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, porém os sintomas podem variar entre: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.