Novembro Azul: USF da Arno 71 realiza Dia D de atendimentos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de novembro de 2021 às 17:28

Mais de 70 homens foram atendidos na unidade, que também ofertou um corte de cabelo gratuito para os pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrando os eventos relacionados ao Novembro Azul, realizou na segunda-feira, 29, o ‘Dia D’ de atendimentos alusivos à campanha na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 71 (603 Norte). Na ocasião foram recebidos mais de 70 homens, para atendimentos com médicos e enfermeiros, solicitações de exames, encaminhamentos, testes rápidos, além de um corte de cabelo gratuito para os pacientes da unidade em parceria com o Instituto Embelleze de Palmas. As atividades tiveram início às 15 horas e foram encerradas às 20 horas.

De acordo com a enfermeira Lorena Gonçalves, que atua na unidade, além dos serviços de atendimento e exames, os usuários puderam participar de uma palestra com psicólogos, médicos e assistentes sociais sobre planejamento familiar e câncer de próstata. “É preciso também conscientizar sobre o diagnóstico precoce que o usuário tem que buscar na rede, pois a doença, se tratada a tempo, tem maiores chances de sucesso”.

Novembro Azul

Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Para a Semus, este mês é oportuno para sensibilizar os homens quanto às ações do autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

Sintomas

Durante a fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Os sintomas só começam a aparecer quando os tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, porém os sintomas podem variar entre dor óssea, dores ao urinar e vontade de urinar com frequência.