Novo Centro de Educação Infantil é inaugurado em Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de maio de 2021 às 12:44

Com inauguração de unidade localizada no Setor Bertaville, rede municipal de ensino passa a contar com 34 Cmeis

A comunidade da região Sul de Palmas vai poder contar, a partir de agora, com mais uma unidade educacional. Trata-se do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Luísa Rodrigues Pereira Valdevino, localizado no Setor Bertaville, inaugurado na noite desta quinta-feira, 20, e entregue à comunidade pela prefeita Cinthia Ribeiro. Com mais essa unidade, a rede municipal de ensino passa a contar com 34 Cmeis.

O mais novo Cmei da Capital recebeu o nome em homenagem a uma jovem com síndrome de Down que faleceu aos 19 anos. A unidade educacional está localizada na rua Olga Cavalcante, APM 04, Setor Bertaville, e tem capacidade para atender até 536 crianças de 6 meses a 5 anos do Berçário I à Pré-Escola. A obra custou R$ 2.214.868,04 aos cofres públicos, recursos do FNDE e contrapartida do Município de Palmas.

Presente na inauguração e bastante emocionado, o ex-vereador Diogo Fernandes, irmão de Ana Luísa, agradeceu a prefeita Cinthia pela homenagem à sua irmã, afirmando que a mesma teve sua vida destacada pelo amor à escola e por todos que a cercavam. “Fico muito feliz com uma escola tão bonita como essa receber o nome da minha irmã”.

Carolaine Fernandes, mãe do pequeno Heitor, de 2 anos, uma das crianças que será atendida no CMEI, falou da alegria em ter o filho matriculado. "Estou muito feliz com a entrega dessa obra que irá facilitar muito minha vida. Agora poderei trabalhar mais tranquila sabendo que meu filho estará seguro e sendo bem cuidado em um ambiente lindo, e o melhor de tudo, no mesmo lugar onde trabalho", afirmou a auxiliar de serviços gerais.

A diretora do Cmei, Marcia Aparecida Vaz, afirmou que está extremamente honrada em conduzir a unidade educacional e grata a todos os envolvidos na construção de “um ambiente educativo digno do compromisso que todos têm com a educação”.

A secretária da Educação Cleizenir falou da alegria de entregar mais uma obra educacional. “Para nós, da Educação, entregar mais um Cmei é motivo de muito orgulho, é muito gratificante, porque nós sabemos que quando abrimos escolas, nós fechamos muitas portas de delegacias e de cadeias no caminho dessas crianças, porque aqui fazemos de tudo para educar e contribuir com um futuro de conquistas para nossos alunos.”

Diferenciais

Emocionada, a prefeita Cíntia Ribeiro salientou os diferenciais das unidades de ensino de Palmas atribuindo o mérito ao corpo de professores e servidores dedicados.” Fico muito feliz em entregar uma obra tão linda como essa, que leva o nome de Ana Luísa, símbolo da inclusão e da vitória e de tantas superações”.

Em sua fala, a gestora demonstrou o reconhecimento e gratidão ao público que, segundo ela, todo gestor ama trabalhar. “São servidores que fazem tudo com muita paixão, desde aquele que cuida para que os ambientes estejam limpos e organizados até aqueles que cuidam da comida que vai ser servida para os pequenininhos e que leva amor em forma de alimento. A todos, minha gratidão e reconhecimento”.

Prestigiaram o evento, a deputada federal Professora Dorinha; a secretária da Educação do Estado, Adriana Aguiar; o vice-prefeito, André Gomes; a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos; vereadores, além de representantes da comunidade local, diretamente beneficiada com a obra, e gestores escolares e servidores da Semed.

Estrutura

O Cmei Ana Luisa Rodrigues conta com 3.762,53 m² de área construída, distribuídos em sala de professores, cinco salas do administrativo, oito salas de aulas, um ateliê, refeitório, seis banheiros para crianças, dois banheiros para o bloco administrativo, uma cozinha, uma sala de servidores, lavanderia, lactário, um depósito pedagógico, um depósito de limpeza, um depósito de alimentos, um depósito de utensílios de cozinha e um parquinho de madeira.

Com a inauguração desta nova unidade, a rede municipal de ensino passa a contar com 34 Cmeis, que foram pensados, planejados e construídos para atender exclusivamente a educação infantil.