Novo portal da Prefeitura de Palmas privilegia a navegabilidade do cidadão

Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 15 de julho de 2020 às 13:02

Todas as páginas e conteúdos já existentes no portal anterior foram mantidos; projeto foi pensado para melhorar experiência de navegação do visitante

O cidadão que acessar o Portal da Prefeitura de Palmas a partir desta quarta-feira, 15, vai encontrar novidades. Todo o layout foi renovado. Desenvolvido por analistas de sistemas e programadores da  Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec), todo o portal foi redesenhado para privilegiar e facilitar a localização de campos de serviços voltados ao cidadão. O endereço eletrônico permanece  https://www.palmas.to.gov.br/ .

Os acessos a páginas de órgãos e autarquias e serviços direcionados ao contribuinte como Portal do Contribuinte, onde é possível fazer consultas ou emissão de processos e documentos, não sofreram alterações. Tais páginas foram apenas repaginadas e seus links, banners ou botões de acesso redistribuídos na página principal para que a experiência de navegação do internauta seja mais intuitiva. Para localização de todos eles, basta realizar a rolagem da página principal. Também estão mantidos os conteúdos de notícias postados na versão anterior.

Novidades

As novidades foram resumidas em recursos mais usáveis e interativos, como botões de compartilhamento de conteúdo da Prefeitura de Palmas nas redes sociais. O recurso traz praticidade para o visitante do portal multiplicar informações úteis acerca da cidade com sua rede de contatos. Também há links diretos para acesso às redes sociais oficiais do Município.

Além de construído para melhor navegabilidade e interatividade, o projeto também se atentou em manter uma legibilidade agradável e limpa aos olhos do visitante com fundos e fontes que utilizam azul e branco, cores da bandeira de Palmas. Privilegiando um símbolo do Município, o brasão de Palmas foi destacado no topo do portal, visando garantir a longevidade do novo layout, independente de marcas de gestão.

O projeto foi executado em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). "Além de nossos servidores, queremos que o cidadão se sinta contemplado com uma plataforma moderna, interativa e cuja navegação é fácil e intuitiva", disse a secretária de Comunicação, Ivonete Motta

Construção

"Tudo foi pensado para que a experiência de navegação do cidadão se torne mais fácil. O portal também é mais leve, o carregamento por celular economiza mais dados", explica o diretor-geral de Tecnologia da Informação da Agtec, Anderson Menezes. O foco do trabalho, segundo Menezes, foi oferecer, principalmente, mais modernidade e facilidade para localização dos campos de serviço. Para chegar a esse resultado as equipes da Agtec envolvidas no projeto realizaram pesquisas e estudos a partir de outros portais e tendências já adotadas por outros portais públicos.

Com o novo portal já no ar, alguns ajustes podem ser feitos nos próximos dias de acordo com sugestões de ajustes para sua melhor usabilidade.