Novos uniformes dos agentes comunitários de saúde facilitam identificação por parte da comunidade

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de novembro de 2019 às 11:48

Os uniformes foram padronizados com o objetivo valorizar os agentes comunitários de saúde, transparecer segurança à população durante a visita diária nas residências

Novos uniformes foram entregues a 450 agentes comunitários de saúde em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul).

A cerimônia teve início com apresentação musical dos membros do Ministério do Louvor Adorart da Assembléia de Deus da Arse 12, Débora Sena e Danilo Laureano. Logo após, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Adriana de Almeida, ministrou uma palestra motivacional aos profissionais de saúde. “É necessário termos empatia e nos colocarmos no lugar do outro para obtermos sucesso em nossas vidas e profissões”, exclamou.

O secretário de Saúde, Daniel Borini, falou a importância da identificação do agente comunitário de saúde que deixa a população mais segura. “Com todos os agentes uniformizados a comunidade vai se sentir mais à vontade, já que vai reconhecer o profissional de saúde, e consequentemente, irá permitir que o acesso ao interior das residências. Além disso, nós estamos trabalhando para fornecer os crachás de identificação visando o fortalecimento dessa padronização”, pontuou.

Padronização

Os uniformes foram padronizados com o objetivo valorizar os agentes e transparecer segurança à população durante a visita diária dos mesmos nas residências. A agente Iracilda Sousa estava feliz pela disponibilização dos novos fardamentos. “É muito importante porque não tínhamos e usávamos roupas que não nos identificava durante nosso trabalho”, afirma.

“Estávamos querendo criar um momento especial e realizamos esta cerimônia de entrega dos novos fardamentos como forma de incentivo e reconhecimento do trabalho de todos vocês agentes de saúde que estão na ponta fazendo essa tarefa grandiosa para toda população de Palmas”, ponderou a secretária executiva, Marttha Ramos.

O coordenador dos agentes de saúde, Júnior Pereira, afirma que os profissionais estavam necessitando dos uniformes. “A entrega desse material irá facilitar o trabalho de todas equipes, pois muitas pessoas têm medo de receber os agentes por falta de identificação e a partir de agora teremos mais facilidade para execução do trabalho”, conclui.

A ocasião contou ainda com as presenças da presidente da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Jaciela Leopoldino; do secretário de Governo, Carlos Braga, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro; da secretária do Desenvolvimento Econômico, Adriana de Almeida; da superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Gilian Barbosa; e da Diretora de Atenção Básica, Terezinha Teles.