Núcleo Henfil oferta medicação que previne vírus do HIV para população em risco

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de agosto de 2022 às 13:26

Consulta acontece às quintas-feiras, das 8 às 12 horas, por agendamento

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp) é uma importante medida na redução do risco de contrair infecção por HIV para as pessoas com risco de contágio. Feita com o uso de antirretrovirais, a administração da PrEp é realizada em Palmas no Núcleo de Assistência Henfil, órgão sob administração da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), localizado na Arne 51 (404 Norte).

Para ter acesso à prevenção, a pessoa interessada pode se dirigir ao Núcleo de Assistência Henfil e marcar consulta, que ocorre às quintas-feiras, das 8 às 12 horas, por agendamento. No local será realizada uma triagem e exames de sangue com profissional da saúde para verificar se há algum impedimento de saúde para o uso da medicação.

Segundo o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, fazem parte da população em risco as pessoas que têm práticas sexuais sem o uso de preservativo, relações sexuais com parcerias eventuais frequentes, quantidade e diversidade de parcerias sexuais, histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), busca repetida pela Profilaxia Pós-Exposição (PEP), contextos de troca de sexo por dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc, bem como pessoas com relacionamento com pessoas que convivem com HIV (casal sorodiscordante). Saiba mais sobre a PEP.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo Henfil, Gisele Araújo, explica que o uso correto da PrEp é altamente eficaz e possui raros eventos adversos, os quais, quando ocorrem, são transitórios e passíveis de serem manejados clinicamente. No entanto, ela ressalta que a PrEp só previne contra o HIV. Para evitar outras doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, o usuário deve se atentar aos cuidados e realizar uma proteção combinada com outros métodos, sendo eles o uso contínuo de preservativo, a testagem rotineira para ISTs, imunização regular, dentre outros.

O HIV

Segundo o Ministério da Saúde, o HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

• O quê: PrEp
  • Onde: Núcleo Henfil, Arne 51 (404 Norte)
  • Horário: às quintas, das 8 às 12 horas