Nupav participa de corrida pelo fim da violência contra a mulher

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 25 de novembro de 2023 às 12:20

Núcleo é parceiro colaborador da ação realizada pela PM

Para conscientizar e sensibilizar a população sobre o combate à violência doméstica e feminicídio, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), participou na manhã deste sábado, 25, da corrida pelo fim da violência contra a mulher. O evento iniciou na Praça dos Girassóis e o percurso total foi de 5 km. Foram mais de 100 pessoas presentes na ação organizada pela Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM/TO), em que o núcleo da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), foi parceiro colaborador.

Para a coordenadora do Nupav, Leyssane Arruda, ações como essa são importantes para garantir que a comunidade esteja atenta e não seja cúmplice de violências. “Não é somente a vítima que precisa fazer a denúncia, isso também é papel do vizinho, da família, dos amigos. E, é justamente isso que queremos frisar para a sociedade”, pontua.

A agente de trânsito e transporte, Cleis Souza, levou a filha, Maria Cecília, 10 anos, para participar da corrida como uma forma de mostrar a ela o valor da mulher. “Em casa ou na vida em sociedade eu gosto de mostrar à ela o quanto a mulher é importante e o quanto ela tem que ser forte, poderosa e dona de si. E esses movimentos mostram isso, inclusive o que podemos conquistar, quais lugares ocupar e as atividades que podemos realizar”, destacou.

 

Canais de denúncia

A Semus lembra que para denunciar casos de violência contra a mulher, os interessados podem acionar o Disque 180 - Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - que funciona 24 horas; o 190 da Polícia Militar; a Central de Atendimento às Mulheres pelo (61) 9610-0180 (Whatsapp) e na Central de Atendimento à Mulher (CAM), que também funciona 24 horas.