Nutricionista da Semed orienta alunos da rede municipal sobre alimentação em dias mais quentes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 17 de agosto de 2023 às 11:52

Optar por uma alimentação saudável, dando preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados é sempre o mais indicado

Muito se houve falar que em dias mais quentes é necessário fazer uma alimentação mais leve. Mas como seria fazer isto? O chefe da divisão de alimentação escolar, da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), nutricionista Rodrigo Miranda, destaca que, em primeiro lugar, é necessário desfazer alguns mitos e, segundo ele, o mais comum é o de preferir alimentos mais leves. Nesse contexto, ele lembra que “não existe um conceito do que é um alimento mais leve e uma orientação inadequada pode levar a pessoa a fazer, involuntariamente, restrições desnecessárias.”

De acordo com Miranda, o que é importante em relação à alimentação, nesse período mais quente do ano, é optar por uma alimentação saudável, dando preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, o que é recomendado pelo Ministério da Saúde. “Alimentos como verduras, legumes, frutas, carnes, leites e derivados, possuem bastante água em sua composição e essa água também hidrata nosso corpo” afirma o nutricionista. Ele assegura que cerca de metade da quantidade de água que o corpo precisa, diariamente, vem dos alimentos. "E esses tipos de alimentos são os que mais contribuem para a questão da hidratação."

Alimentos a serem evitados
Conforme o nutricionista, o que precisa ser evitado em dias de muito calor são os alimentos ultraprocessados como porque esses alimentos como salgadinhos, doces/guloseimas, biscoitos recheados, barras de cereais e embutidos como salsichas, mortadelas e linguiças, além de bebidas lácteas açucaradas e outros. “O ideal é evitar alimentos que passam por diversas fases de processamento, já que todo esse processo, necessário para ter maior durabilidade, retira toda a água deles, deixando-os pobres em água ou com baixo teor de água”, declara.

Água é importante
Miranda diz que a ingestão de água também é muito importante. "A estratégia de manter uma garrafinha individual facilita, uma vez que o utensílio está sempre ao alcance das mãos, podendo ser utilizado na escola como um aliado para ficar constantemente bebendo água, especialmente depois de uma brincadeira ou uma atividade física rigorosa.” O profissional alerta que os alunos sejam orientados a tomar água já nos primeiros sinais de sede para não correr o risco de desidratação.

Sobre outras bebidas, a orientação é sempre preferir as que seja a base de frutas, como sucos da própria fruta ou de polpa, preferencialmente sem adição de açúcar ou com pouco açúcar, evitando as ultraprocessadas, como sucos de caixinha ou refrigerantes. "Por mais que essas bebidas tenham líquidos, também contém diversos aditivos e alto teor de sódio que podem ajudar numa possível desidratação", explica.

Cardápio da escola
Para os alunos da rede municipal de ensino de Palmas a alimentação é sempre variada e de acordo com cardápios elaborados com orientação de nutricionistas, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar, com uma das diretrizes de uma alimentação adequada e saudável. "A alimentação escolar ofertada nas escolas da Capital é basicamente composta por alimentos in natura ou minimamente processados, e dessa forma, no ambiente escolar, os alunos são alimentados com o alimento que é servido na escola, não sendo necessário levar nenhuma outra de casa”, conclui.