Nutricionista orienta profissionais de casas de apoio para manipulação correta de alimentos

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Redação Sedes | Publicado em 14 de setembro de 2021 às 18:26

Servidores marcaram presença durante o curso realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e acontece anualmente

Garantir que as refeições servidas em casas de apoio sejam saudáveis, seguras e de qualidade. Este foi o objetivo do curso anual de capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) nos dias 13 e 14 de setembro. As orientações fazem parte de uma medida da Vigilância Sanitária e estavam presentes cozinheiras, auxiliares de serviços gerais e educadoras da Casa de Acolhimento Raio de Sol, Casa de Acolhida e Abrigo da Mulher.

O curso foi ministrado pela nutricionista Ariana Nascimento e ela explicou que o público-alvo desse serviço ofertado nas unidades, inclui recém-nascidos, crianças e adolescentes e adultos. “Queremos garantir que o nosso público tenha sempre acesso a um alimento de qualidade, alimento esse produzido da forma adequada”, disse Ariana.

Foram ensinadas técnicas e repassadas orientações para prevenir alimentos contaminados, higienização do ambiente e de utensílios, dicas para manipulação de alimentos e água, entre outros.

A coordenadora da Casa Acolhida, Ilziane Gomes de Sousa, esteve presente no curso de capacitação e afirmou a necessidade desse encontro anual. “É extremamente importante para garantir o desempenho e funcionamento do trabalho dentro das instituições.

A nutricionista nos coordenou e orientou com muitas informações novas e nos levou a avaliar o nosso trabalho diário”.