O que fazer em Palmas no feriado da Semana Santa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Malena Mota - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo | Publicado em 12 de abril de 2022 às 17:17

O ecoturismo e o turismo de aventura são grandes atrativos da Capital

Palmenses e turistas poderão desfrutar de uma grande variedade de opções turísticas que Palmas oferece para quem vai curtir o feriado da Semana Santa na Capital. Desde turismo de aventura ao turismo de contemplação, a cidade conta com uma rica gastronomia, que pode ser conferida nos restaurantes nas avenidas gastronômicas, e nas grandes feiras cobertas e quiosques, distribuídos estrategicamente em toda a cidade.

O ecoturismo e o turismo de aventura são grandes atrativos da Capital. Além disso, o visitante pode conferir, no distrito de Taquaruçu, belas quedas d’água e cachoeiras, trilhas ecológicas, hotéis fazendas em um cenário rodeado por serras, onde se pode praticar o rapel e a tirolesa.

Outra grande atração é o Lago de Palmas, que conta com fácil acesso e hoje desponta como um importante cenário para a prática de atividades náuticas e, principalmente para a pesca esportiva, além de proporcionar aos visitantes belas praias artificiais.

A cidade também conta com grandes parques e belas praças, ideal para quem busca atividades em família. Com tantos atrativos assim, é só escolher o local e curtir o feriadão.

 

Confira os principais atrativos turísticos de Palmas:

Lago de Palmas

Possui extensão de 172 km, em uma área de 626 km². As atividades de lazer náutico compõem o cenário em fins de tarde, finais de semana e feriados.

 

Praia da Graciosa

A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com estrutura para receber turistas e moradores. A contemplação do pôr do sol, o encontro para "happy hours" de famílias e amigos, além da oferta gastronômica transformam a praia em um dos lugares mais visitados da cidade.

 

Praia das Arnos

A estrutura permite conforto no atendimento, além do excelente cenário oferecido pelo lago.

 

Praia do Prata

Praia com ambiente rústico e arborizado, é destaque como destino para moradores e turistas, especialmente pela gastronomia que tem em seus pratos baseados no pescado, além de infraestrutura que possibilita lazer e descontração.

 

Praia do Caju

Praia mais ao sul, com boa estrutura e águas correntes, um excelente lugar para se refrescar do intenso calor palmense e aproveitar as águas do lago e a companhia da família e amigos.

 

Ilha Canela

A ilha privada se destaca por estar localizada em meio à beleza do Lago de Palmas, com praia e oferta gastronômica que atraem muitos turistas.

 

Stand Up Paddle

Atividade esportiva e turística também faz sucesso em Palmas, na Praia da Graciosa. As águas do Lago têm cada vez mais a presença do equilíbrio em pranchas associado à prática esportiva e ao Turismo.

 

Flutuante

Os serviços de ‘Flutuantes’ no Lago de Palmas são destaques pela possibilidade de atrelar à beleza do lugar serviços de bares e restaurante para pequenos grupos de turistas organizados.

 

Complexo Praça dos Girassóis

O espaço foi criado estrategicamente de maneira que fosse possível ordenar o crescimento da cidade a partir dali. O termo complexo justifica-se pelos inúmeros componentes internos, que fazem do lugar uma dos mais interessantes para ser explorado por quem quer conhecer a história de Palmas, como os monumentos históricos: Centro Geodésico do Brasil – rosa dos ventos; Monumento à Bíblia; Monumento Súplica dos Pioneiros; o Cruzeiro; mapa do Tocantins; relógio do Sol; praça Krahô; Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana; Memorial Coluna Prestes; cascata; patrimônio ambiental; fonte luminosa; catedral; praça de esporte; praça de lazer;

 

Parque Cesamar

Excelente ambiente construído dentro de uma área verde que proporciona ao turista atividades de esporte, lazer, celebração entre amigos e em eventos realizados, assim como a possibilidade de contemplação da natureza encontrada na flora e fauna do lugar.

 

Feira do Bosque

Feira grandiosa que atrai muitos turistas aos domingos. Ótima para quem quer degustar quitutes e alimentos típicos do cerrado, comprar artesanato ou oferecer entretenimento para as crianças em brinquedos e apresentações artísticas.

 

Feiras Cobertas

Lugar onde todos se encontram para consumir alimento com qualidade e sentir os cheiros dos produtos da terra in natura. As feiras se destacam pela diversidade dos produtos oferecidos e pela predominância de produtos cultivados na própria cidade.

 

Espaço Cultural

Linda construção arquitetônica que chama a atenção de todos que trafegam na principal avenida da cidade. O Espaço Cultural conta com alguns atrativos internos que fazem com que muitos turistas visitem o lugar, dentre os quais se destacam: Theatro Fernanda Montenegro, com capacidade para 500 pessoas, Sala Sinhozinho, para projeções de filmes, a Biblioteca Jaime Câmara, o centro de criatividade e a grande praça.

 

Taquaruçu

É hora de subir a serra para apreciar o clima ameno e os atrativos naturais e culturais do Distrito Ecoturístico de Taquaruçu, apenas 32 km do centro de Palmas. Um dos ícones de Taquaruçu é a Cachoeira do Roncador. Após uma trilha de 1.500 metros por meio de uma vegetação exuberante, chega-se a uma queda d’água de aproximadamente 70 metros de altura e um belo poço para banho. É possível fazer rapel com uma empresa especializada que opera no local. Há outras opções como as piscinas naturais do Vale do Vai Quem Quer, a cachoeira do Evilson, a cachoeira Bela Vista e a Fazenda Ecológica (Cachoeira da Arara) onde também pode-se apreciar a culinária local. Percorrer a trilha até a Pedra Pedro Paulo onde se avista toda exuberância do vale de Taquaruçu ou se aventure pela tirolesa do Voo do Pontal com 1.300 metros de extensão.

 

Taquarussu Grande

Com acesso pela rodovia TO-020 (a mesma que leva ao Parque Estadual do Lajeado), onde é possível apreciar um maravilhoso “café da roça” depois de fazer trilhas como a do Paredão. Outras opções próximas são a Trilha Matuoca, Estância Garra e a Chácara Parque Aventuras & Cia.