Obras do Centro de Saúde de Taquaruçu e da Policlínica da Arno 31 entram em fase final

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de abril de 2020 às 15:45

Decreto autorizou a continuidade de obras em equipamentos de saúde pública e privada


Neste momento de apreensão por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19) e da necessidade ainda maior de ampliação dos serviços de saúde pública, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) mantém em ritmo acelerado as obras de reforma e ampliação do Centro de Saúde da Comunidade de Taquaruçu e da Policlínica da Arno 31.

 

Parte dessas construções pode ser finalizada ainda no mês de abril. No entanto, o engenheiro da Semus, Itano Arruda Nunes Neto, lembrou que a situação dos últimos dias é excepcional e dinâmica, por isso, os prazos de entrega das obras estão sendo avaliados a cada semana e podem ser alterados.

 

O Decreto Municipal nº 1.865, publicado no Diário Oficial em 23 de março, autorizou a continuidade das obras de equipamentos de saúde pública e privadas que possam ser utilizadas pelo Poder Público no enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19). Os outros tipos de obras de construção civil continuam suspensos, conforme Decreto anterior (nº 1.856).

 

CSC de Taquaruçu

 

Um novo prédio está em fase de acabamento no Centro de Saúde da Comunidade de Taquaruçu, que ampliará a capacidade de atendimento e vai oferecer mais conforto à população e aos profissionais da Saúde. “Estamos na reta final desta fase da obra, instalando as esquadrias de vidro, concluindo os acabamentos, pintura, fachada externa e as áreas de acesso”, informou o engenheiro responsável pela execução da obra, Lucas Kaique Pereira. Ele disse ainda que a conclusão do novo bloco está prevista para o dia 20 de abril.

 

O prédio atual do CSC continua funcionando e o atendimento à população vem sendo feito normalmente. O planejamento da Secretaria Municipal da Saúde prevê a transferência dos serviços para o novo bloco assim que estiver concluído e, em seguida, terá início a reforma do prédio atual, com a previsão de entrega em até dois meses.

 

O novo bloco contará com dois consultórios diferenciados, consultório ginecológico, consultório odontológico, sala de observação, sala de pequenos procedimentos, sala de vacinas, acolhimento e recepção.

 

Após a reforma, o prédio atual atenderá toda a parte técnica e logística da unidade, abrigará a sala para farmácia, espaço para ambulância, quarto para repouso, sala de agentes de saúde, administração, sala de esterilização, almoxarifado e um espaço multiuso amplo que permitirá a realização de eventos de promoção e educação em saúde.

 

Policlínica da Arno 31

 

A ampliação e reforma da Policlínica da Arno 31 está na fase de acabamento e poderá ser finalizada na próxima semana, conforme informou o engenheiro da Semus, Itano Arruda Nunes Neto. O próximo passo será a instalação dos equipamentos e da mobília nos consultórios e nas salas de atendimento.

 

Após a inauguração, a Policlínica se tornará um centro de atenção especializado, no qual a população terá acesso a consultas e acompanhamentos com médicos especialistas. Haverá também uma estrutura completa para tratamentos de fisioterapia, incluindo piscina. Além disso, será transferido para o local o Núcleo de Assistência Henfil, unidade especializada em tratamentos de algumas doenças virais e sexualmente transmissíveis, que atualmente funciona em um prédio alugado.