Odontólogas e residentes da Fesp desenvolvem projeto sobre saúde bucal durante a Covid-19

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 13 de abril de 2021 às 16:35

A intenção é multiplicar a informações sobre a relação entre saúde oral e o novo coronavírus, inclusive com visitas a USFs da Capital

Odontólogas que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) estão desenvolvendo o projeto ‘A importância da saúde bucal durante a Covid-19’. O trabalho foi idealizado por residentes que estão no segundo ano do programa com o objetivo de compartilhar informações com outros profissionais da Rede de Saúde de Palmas sobre a relevância dos cuidados orais relacionados à Covid-19.

Segundo as criadoras do Projeto, a higiene bucal merece atenção especial porque a porta de entrada principal do vírus é o trato respiratório, isto é, boca (dentes, gengivas e língua), garganta e pulmões. As profissionais se fundamentaram ainda em uma pesquisa realizada em 2020, pela Hamad Medical, prestadora de serviços médicos sem fins lucrativos do Catar. O estudo revelou que a periodontite (infecção nas gengivas e ossos) foi associada a um maior risco de complicações pela Covid-19, como agravamento de casos e óbitos.

A Cirurgiã dentista e residente, Marta Rodrigues Pereira, argumenta que muito se fala sobre as medidas de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento social, porém, é de suma importância atentar para os cuidados com a saúde bucal. “O novo coronavírus se sente em casa na boca e demais órgãos do sistema respiratório. Portanto, devemos enfatizar que a saúde bucal tem total relação com a prevenção da Covid-19”, sustenta.

Projeto

O Projeto foi pensado pelas odontólogas e residentes Marta Rodrigues Pereira e Marcela Lacerda, com o apoio do preceptor e dentista Eduardo Rezende. Os trabalhos tiveram início neste mês de abril e têm previsão de se estender até o final de março de 2022.

As organizadoras do projeto preveem visitar diversas Unidades de Saúde da Família da rede SUS de Palmas, onde vão compartilhar as informações obtidas com os profissionais desses locais, que poderão agir como multiplicadores das informações sobre os cuidados com a saúde oral e a Covid-19.

 

Dicas para prevenir complicações

Além dos cuidados já conhecidos com a saúde bucal, as profissionais destacam algumas dicas para prevenir especificamente as complicações e a disseminação do vírus:

É recomendado borrifar álcool 70% ou água oxigenada 0,5% sobre toda a superfície da escova de dente, incluindo as cerdas, deixar agir por um minuto e lavar com água corrente;

É indicado também trocar a escova a cada três meses ou, em caso de infecção por gripes e pelo coronavírus, depois que a pessoa estiver curada.