Oficina de jornalismo incentiva alunos a produzirem vídeos voltados à educação para o trânsito

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome e Eliene Campelo | Publicado em 07 de abril de 2016 às 16:51

Alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes participam na próxima sexta-feira, 08, às 8h30, da oficina “Repórter por um dia” ministrada por alunos da pós-graduação de Ensino em Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A intenção do grupo é despertar o interesse e fascínio pela profissão de jornalismo e a construção da notícia. Nesta primeira edição os participantes vão produzir vídeos com o tema: “Trânsito, atitudes que fazem a diferença”.

Um profissional da Gerência de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Palmas participa do encontro e apresenta dados, estatísticas e conceitos relativos ao trânsito na Capital com uma abordagem voltada para o público jovem, futuros motoristas.

Para o gerente de fiscalização, Moisés Valadares, a iniciativa dos pós-graduandos é salutar para a promoção de boas práticas no trânsito. "A maioria desses jovens já estão se preparando para serem motorista, e nada mais fortalecedor que uma abordagem do tema de forma construtiva, a fim de promover mudanças de comportamento".

A partir da oficina os alunos terão a noção de como é produzida uma matéria jornalística, desde a reunião de pauta, sua produção, edição e publicação. Um dos conceitos propostos pela oficina é a responsabilidade social na produção e divulgação de vídeos feitos com uso de smartphone. “É comum vermos a divulgação de vídeos via redes sociais, então decidimos propor aos alunos que produzam conteúdos com temáticas educativas e relevantes para a sociedade, como é o caso do trânsito”, destaca a jornalista Eliene Campelo, pós-graduanda da UFT.

Sobre o Programa

O 'Programa Escola Livre de Jornalismo' tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica de Comunicação Social/Jornalismo das escolas públicas, com foco no ensino de Jornalismo e na prática jornalística, visando a publicização e popularização do que é desenvolvido por essa área do saber.

Por meio de atividades formativas, pretende-se criar uma cultura jornalística junto aos alunos das escolas públicas visando à importância da formação de profissionais conscientes e responsáveis diante do poder da comunicação e a relevância da profissão. O projeto pretende também fortalecer a divulgação científica e a formação na área de jornalismo ao mesmo tempo em que se aproximam docentes, discentes da UFT e estudantes das escolas públicas.

Já foram realizadas oficinas em três escolas estaduais o CEM Tiradentes na Quadra 806 Sul, Escola Estadual Vila União na 307 Norte, Escola Estadual Madre Belém na 604 Sul,  e outras duas escolas já estão agendadas para a próxima semana.