Oficina Gastronômica promove empoderamento de mulheres e valorização regional no Taquaruçu Capital por um dia

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla e Eliene Campelo/ Sedes | Publicado em 02 de junho de 2023 às 08:36

Prefeita Cinthia Ribeiro visitou a turma, degustou pratos e destacou importância do projeto Força Mulher

Em uma aula com muitos cheiros e sabores que lembram aquela “comidinha de avó e de mãe”, a chef de Cozinha, Ruth Almeida, apresentou às alunas da Oficina Gastronomia Raiz Afetiva e Ancestral com inspiração na cozinha Quilombola, receitas que valorizam ingredientes locais como o baru, o azeite de coco, a mangaba, a jabuticaba, a carne de sol, o feijão trepa pau e a banana. A prefeita, Cinthia Ribeiro, visitou a turma e experimentou os pratos feitos na aula que foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e fez parte da programação Taquaruçu Capital por um Dia. A oficina é parte do projeto Força Mulher, promovido pelo Sebrae-TO, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras municipais.

A dona de casa Aline Guimarães mora em Taquaruçu e conta que a oficina trouxe novas possibilidades para ela aproveitar os produtos que tem no seu quintal. “É a minha segunda oficina do Força Mulher com a chef Ruth e tudo o que eu aprendi na primeira vez, o bolinho Dunas do Jalapão, as geléias, os biscoitos, eu fiz no dia das mães para a minha mãe, e foi muito emocionante. Ela se emocionou e minha família também, pois essa comida tem a nossa cara, o cheiro de casa, daquilo que mamãe fazia quando eu era criança”, contou.

“Além de preparar essas mulheres para iniciar seu próprio negócio, ou capacitá-las para atuar na área de hospedagem aqui no distrito, essa ação traz uma energia muito forte de superação, de virar um capítulo na vida de cada mulher. Elas saem daqui com a certeza do seu potencial, cheias de empoderamento, de vontade de mudar a vida, de conquistar seus sonhos e sua independência, seja ela emocional ou financeira” explica Ruth Almeida.

Após provar o Rubacão Quilombola da chef, a prefeita, Cinthia, destacou a importância das parcerias que proporcionam as capacitações de mulheres. “Essa união entre a Prefeitura de Palmas, o Sebrae e o Governo do Estado só poderia trazer  coisa boa. E trouxe transformações muito positivas nas vidas das mulheres palmenses por meio do projeto Força Mulher. É uma alegria muito grande entrar nessa cozinha, encontrar com a Ruth e vivenciar esse momento de fortalecimento, de resgate da autoestima, de cura por meio da gastronomia”

Conforme o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro Leite, o Projeto Força Mulher promove a inclusão, por meio do empreendedorismo. “As mulheres impactadas movimentam a economia local, gerando renda e empregos, assumindo o protagonismo e a independência financeira, que é transformadora”.

Força Mulher

O projeto Força Mulher já atendeu mulheres em 98 municípios tocantinenses e promove a inclusão produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de capacitações em diversas áreas como gastronomia, beleza e construção civil.

O projeto foi desenvolvido pelo Sebrae Tocantins em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras municipais. As capacitações contam com a participação de profissionais da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio).