Oficinas usam vivência popular no planejamento de Plano Viário Estruturante

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 29 de novembro de 2023 às 08:15

Leitura comunitária utiliza percepção da comunidade para comparação com diagnóstico técnico

A percepção da comunidade acerca dos problemas viários é o ponto-chave para as oficinas participativas que estão sendo realizadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) para desenvolvimento de um plano viário das áreas passíveis de urbanização da Capital.

As primeiras duas oficinas aconteceram nesta terça-feira, 28, e chamaram a atenção dos presentes em função da metodologia visual. Em um grande mapa os presentes usaram fitas e pontos coloridos para marcar locais onde há engarrafamento, acidentes frequentes ou demandas por melhoria de mobilidade.

“Achei a oficina interessante para deixarmos os problemas que vemos. Achei também importante essa discussão para saber o que vai se desenvolver no futuro próximo. Deixei minha sugestão marcada no mapa. Penso que ampliar a extensão da Teotônio Segurado no sentido norte pode dar acesso a uma área nova ao centro da cidade”, disse o aquicultor Enoque Mendes Ferreira, que soube da oficina através das audiências de revisão da Legislação Urbanística de Palmas.

“Deixei minha contribuição. Vi, inclusive, que outra pessoa marcou a região que tenho interesse em ver interligada, é bom ver que não é demanda única. A região que estamos é nova, mas já tem um volume de pessoas morando e transitando”, afirmou o subsíndico de um condomínio ecológico na região leste da cidade, Rogério Antero.

As propostas viárias apresentadas pela comunidade servirão de referência para a elaboração do planejamento final do Plano Viário. “Estamos desenvolvendo um plano viário que é estruturante para a cidade, pensando em cenários de dez, 20 e 30 anos. Temos o diagnóstico, que é técnico, mas o olhar da população é importante para identificar problemas do dia, onde engarrafa, onde tem acidente, onde é importante melhorar as condições de mobilidade, com calçada, ciclovia e corredores de ônibus. Todas as opiniões serão consideradas como complemento para o diagnóstico”, explicou o consultor José Jandson Queiroz, arquiteto e urbanista da empresa Aria Empreendimentos Sustentáveis.

Segundo o presidente do Impup, Lúcio Milhomem, a consultoria que conduziu os estudos de diagnóstico e as oficinas de leitura comunitária fazem parte de um trabalho pensado para traçar um novo sistema viário estruturante. “Isso inclui pensar em como interligar novos parcelamentos que venham a surgir, como incluir loteamentos irregulares e trabalhar com uma previsibilidade desse macroviário no território. Tudo isso vai nos ajudar em um planejamento que venha diminuir custos de instalação de novas vias e trazer menos impacto ambiental, por exemplo”, disse o presidente.

Outras duas oficinas participativas serão realizadas nesta quarta-feira, 29, às 8h30 e às 15 horas, no auditório do Impup, no segundo andar da sede administrativa da Prefeitura de Palmas, na Av. JK. A participação é aberta a quaisquer interessados.