Secretaria Municipal de Finanças
Autor: Juliana Matos | Publicado em 01 de dezembro de 2017 às 11:11
Prefeitura de Palmas investe na digitalização de documentos e processos para reduzir custos com arquivos de papel
A Prefeitura de Palmas está
investindo na digitalização de todos os seus processos e documentos da
administração. A intenção é no menor período de tempo garantir a informatização
de todos os órgãos públicos municipais e a tramitação segura e rápida de
expedientes sem requerer espaço físico e emprego do papel.
A capacitação de servidores e
implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) já está
ocorrendo e com a publicação do Decreto nº 1.500/2017, no Diário Oficial do
Município (DOM) desta quarta-feira, 29, se formaliza agora a instrução para que
todas as secretarias, fundações e autarquias do município procedam à
informatização, a partir desta data, de todos seus ofícios e memorandos. O
intuito do decreto é formalizar o processo de informatização já iniciado e
garantir celeridade no processo de redução de custos com meios físicos
(arquivos de papel).
Somente no Resolve Palmas da Região
Central e Norte, a média de páginas geradas por dia com atendimentos é de 4.276
unidades. Por isso, esses serão os primeiros serviços a implantar o GED. A previsão
é de completa informatização dos atendimentos a partir de janeiro de 2018, isto
é, todos os processos e atendimentos nos dois pontos de atendimento do Resolve
Palmas serão feitos somente de forma digitalizada. “O cidadão lá atendido pode
até levar o documento impresso, mas ele será digitalizado e tramitará somente
de forma eletrônica”, adiantou o secretário municipal de Finanças, Christian
Zini.
Assim como os serviços de atendimento
do Resolve Palmas, duas secretarias que já estão em processo de implantação do
GED. São elas: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização
Fundiária e Serviços Regionais e a Secretaria Municipal de Planejamento e
Desenvolvimento Humano. No entanto, todos os demais órgãos municipais passarão,
ao longo de 2018, a gerir seus processos e expedientes por eletronicamente.
Para isso, estão sendo investidos R$
7.855.000,00, para compra do sistema, digitalização de documentos e processos,
implantação, mapeamento, armazenamento, suporte para captura e demais etapas
inerentes à operação e implantação do GED.