Olé nas Drogas leva centenas de crianças ao torneio de futebol Escolinha do Flamengo de Taquaralto

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 02 de dezembro de 2019 às 09:31

Taquaralto Futebol Clube foi o grande campeão do Olé nas Drogas

O projeto ‘Olé nas Drogas’ levou mais de 100 crianças e adolescentes de 14 a 17, anos à Escolinha de Futebol do Flamengo de Taquaralto, neste domingo, 01. A competição contou com sete equipes participantes, cujo vitorioso foi o Taquaralto Esporte Clube (TEC). ‘Olé nas Drogas’ acontece dentro da programação do Recreião, e na ocasião, os atletas participaram também de várias palestras e ações de combate ao uso de drogas.

As escolinhas de futebol participantes do ‘Olé nas Drogas’ são de projetos sociais das comunidades dos setores Taquaralto, Taquari, Morada do Sol, Bela Vista, regiões Central e Sul da Capital.

O Professor Eraldo Antônio, ex-atleta do atlético mineiro e jogador da base do Cruzeiro por cinco anos, explicou que possui um projeto social ‘Esporte é Vida’, situado na ARSO 121, que juntamente com o ‘Olé nas Drogas’, visa retirar muito jovens das drogas reeducando para ser um grande cidadão de bem na comunidade. “O projeto visa ainda buscar novos talentos para atuar no cenário brasileiro”, disse.

Um dos alunos do Projeto Esporte é Vida, Igor Gomes, destacou que este projeto é muito bom, porque através dessas ações teve a oportunidade de jogar no Rio Grande Sul. “Esse projeto nos ajuda a participar do esporte, ter disciplina e chances na vida, longe daquilo que é errado”.

Recreião

O Projeto Recreião é um projeto promovido pela Fundação da Juventude (FIJP), direcionado aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e aos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino, com a presença do artista, missionário e palestrante Thiagão, com ciclos de palestras sobre combate às drogas, luta contra depressão e o poder da música na luta contra as drogas, realizado em vários pontos da Capital.

O palestrante Thiagão disse em entrevista que tudo que agregar valor na vida das crianças será importante para direcionar, pois há um caminho melhor que o das drogas. “Nas palestras falamos sobre responsabilidade, consequências das escolhas, sobre valorização do tempo, saber ouvir os mais velhos e experientes. Acredito que as palestras trazem uma reflexão para vida em todas as áreas e não somente contra as drogas”, disse, lembrando que as palestras valorizam o bem, e consequentemente vão fazê-los pensar sobre estar em contato com o bem, valorizar aquilo que agregue conteúdo para formação de caráter, profissional e acadêmica.

“O projeto não visa apenas afastá-los das drogas, mas mostrar que eles podem construir um futuro diferente do presente. O esporte é uma ferramenta importante dentro do projeto, primeiro porque é lazer, segundo porque faz bem à saúde, e por fim faz com que eles sonhem e aprendam a importância da disciplina”, completou.

Já o gerente de Políticas da Juventude, Bruno Mendes, ressalta que o objetivo das ações é despertar nos jovens e adolescentes a consciência crítica e participativa voltada à construção da cidadania, pautada na valorização do ser humano como forma de mudança de comportamento e melhoria da qualidade de vida.

Parceiros

O ‘Olé nas Drogas’ faz parte do Recreião e contou com a parceria da Life Academia do Aureny III, que doou bolas e redes para sorteios, e comunidade A Nave que ofereceu lanche às crianças. O Recreião demanda uma série de ações dentro do Projeto ‘Palmas pra Vida’ que acontece durante a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas.