Operação de fiscalização fecha seis estabelecimentos comerciais por descumprirem medidas contra a Covid-19

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Redação/Secom | Publicado em 30 de agosto de 2021 às 19:21

Nos últimos dias aumentaram os casos de desobediências às medidas de enfrentamento à pandemia

Mesmo com o avanço da campanha de vacinação na Capital, que já ultrapassou a marca de 242 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, a Prefeitura de Palmas segue monitorando as atividades comerciais nos bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, conveniências e as demais atividades comerciais afins. Só neste último final de semana, que marcou o fim dos trabalhos no mês de agosto, durante as atividades de combate à proliferação da Covid-19, as equipes efetuaram 20 autos de infração, seis fechamentos (embargos) de estabelecimentos e 12 notificações (retornos).

De acordo com a Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), as equipes operam de forma rígida para garantir o cumprimento dos decretos de enfrentamento à pandemia. Mas nos últimos dias, muitos comerciantes vêm agindo com descaso aos protocolos de prevenção que possibilitaram a fase de ampliação da flexibilização das atividades econômicas na cidade.

As equipes seguem com os trabalhos e vistorias por todas as regiões da Capital, inclusive, nas áreas rurais, combatendo festas clandestinas nos clubes e nas áreas de chácaras. E, com bastante frequência, os fiscais de Obras e Posturas do Município flagram desrespeito ao horário limite para funcionamento em pontos comerciais, aglomerações, além da promoção de eventos clandestinos sem a devida autorização da Prefeitura.

Durante as abordagens, as equipes ainda se deparam com aglomerações nos espaços públicos, como nos parques, praças, e praias, sendo que a Praia da Graciosa e o estacionamento nas proximidades do Estádio Nilton Santos têm sido pontos de encontros e saideiras de festas com aglomeração.  Os atos de desrespeito têm se repetido nos finais de semana com consumo de bebidas alcoólicas e perturbação do sossego público por meio do uso de som automotivo.

Ação conjunta

A operação é uma ação conjunta da Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO.