Organizadores da 7ª edição da Feira Jardim Encantado de Taquaruçu se reúnem para alinhar evento

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Secom | Publicado em 10 de abril de 2024 às 12:44

Evento acontecerá no mês de julho e faz parte do calendário da programação de férias da Prefeitura de Palmas

No último sábado, 7 de abril, aconteceu a primeira reunião com a comunidade de Taquaruçu para lançar a  7ª edição da Feira de Jardim Encantado de Taquaruçu, que acontecerá no mês de Julho e faz parte do calendário de apóis da programação de férias da Prefeitura de Palmas.  E neste ano uma das novidades anunciadas foi o concurso do jardim mais bonito do distrito de Taquaruçu, que tem como objetivo principal promover a jardinagem e o cuidado com o meio ambiente, além de incentivar a criatividade e a inovação no design de jardins. A programação temática conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membros da comunidade. O encontro aconteceu na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar.  

 

A organizadora Lucyene Nascimento da Silva conta que uma novidade para esta edição é a parceria técnica com alguns professores da UFT, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ela disse ainda que a comunidade de Taquaruçu estará mais presente.  “Este ano vai ter essa novidade, que é o concurso de jardim, queremos que a comunidade possa aderir. Por isso, vamos iniciar uns três meses antes da feira, para dar tempo de os jardins ficarem bonitos, para serem avaliados durante a feira, que será no mês de julho”, disse a organizadora.

 

A organização explica o porquê de o concurso começar antes do início da feira. “Com essas novas parcerias vamos ter mais tempo para os jardins crescerem e ficarem bonito para serem revelados no mês de julho, quando serão revelados os vencedores da competição de jardins mais lindos do distrito, com direito a premiações”, disse  a organizadora do evento. Ela também antecipou que os jardins serão avaliados em duas categorias: residencial e comercial, com direito a premiações que deverão ser anunciado em breve.

 

Para a moradora e dona de pousada em Taquaruçu, Franquilmar Chaves dos Santos, “esse projeto é simplesmente encantador, com muitas ideias maravilhosas. Nós pedimos para a comunidade participar desse concurso, que acredito que vai atrair maior número de turistas para a nossa cidade, com muita beleza e muitas flores. Peço às pessoas que façam parte desse concurso. Sou uma apaixonada por plantas, então, vamos participar criar e inovar com esta oportunidade”, disse, animada a moradora. 

 

Para a professora Dra. Márcia da Costa de Camargo, do curso de Arquitetura e paisagismo da UFT, parceira do evento, o evento vem mostrando a importância disso da identidade do cerrado. “Isso mostrará que o cerrado é rico em flores e frutos e que nós podemos usar essas espécies em jardins. Serão jardins muito mais sustentáveis, pois estamos usando espécies nativas. Então, eu gostaria de incentivar as pessoas a participarem do concurso e a incentivar o uso de plantas do cerrado, nossas orquídeas, nossas bromélias, nossas flores secas e todas as flores que possam ser utilizadas”, destacou a professora. 

 

O professor Dr. José Marcelo Medeiros, também do curso de Arquitetura e paisagismo da UFT, também ressaltou a importância da feira para a comunidade. “É um projeto muito importante. Os turistas poderão comprar espécies nativas e exóticas e vai ensinar a população local a como plantar melhor, utilizando práticas mais sustentáveis. Vai incentivar a comunidade a cada vez mais a querer conhecer e cuidar melhor do seu jardim, não tenho dúvida que ele vai ajudar a Taquaruçu a ajudar sua comunidade”,  disse o profisssional.  

 

Para a engenheira de Meio Ambiente e coordenadora do Renova Palmas da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA),  Ariela Cavalcante, a iniciativa merece ser parabenizada. “Quero parabenizar a iniciativa. Realmente acredito que vai trazer algo novo, algo que vai trazer benefícios para a comunidade, sendo evidenciado pelo que é Taquarauçu, sua beleza, suas flores e transformando Taquaruçu em um lugar mais bonito e ainda mais cuidado”, destacou a coordenadora.

 

Divulgação

As datas para inscrição serão divulgadas posteriormente. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone e Whatsapp (63)  98443-7018 ou perfil do Instagram @jardimencantadotqc .