Orquestra Jovem de Palmas, Coral e a Escola de Música seguem com atividades online

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 26 de novembro de 2020 às 18:03

O programa atende 160 alunos com aulas práticas e teóricas que acontecem, atualmente, por meio das plataformas digitais

A Orquestra Jovem de Palmas, o Coral e a Escola de Música, ações do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), seguem com as atividades de iniciação musical de forma online durante este período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As aulas práticas e teóricas acontecem por meio das plataformas digitais, dando sequência ao projeto que há mais de 25 anos atua na inclusão social e formação cidadã de inúmeras crianças e adolescentes na Capital.

O projeto conta com uma equipe de profissionais capacitados que se revezam para ministrar as aulas durante a semana, seguindo o cronograma que foi confeccionado para que o aluno tenha a responsabilidade de participar, como se fosse na modalidade presencial, e assim cumprir os exercícios planejados para o fortalecimento da aprendizagem e a construção do conhecimento.

“Nessa crise nos adaptamos em muitos casos, principalmente pelas aulas, que estão sendo ofertadas pelas redes sociais, que estão nos ajudando bastante. Pode até ser um pouco difícil de nos acostumarmos, mas também está nos mostrando quem nós somos mediante as lutas e as dificuldades. As aulas presenciais fazem falta em nossa rotina diária, e espero de coração que ‘logo, logo’ possamos estar todos juntos e cantando para transmitirmos muito amor e carinho para o público,” reforçou a aluna do Coral Quéren-Hapuque.

A regente do Coral, Nacha Moretto, conta que assim que percebeu que essa fase não iria passar fácil, adaptou um cantinho na sua residência para ministrar os estudos. “No início foi um desafio muito grande porque nem todos os alunos têm acesso a uma internet de qualidade. Decidi optar pelo uso do Whatsapp. E achei nessa ferramenta uma forma muito tranquila de acompanhar os alunos e distribuir separadamente as atividades, os vídeos nos grupos de soprano e contralto, além de tirar as dúvidas de cada um”, destacou a regente.

Ampliação

A Prefeitura está em fase de finalização das obras da ampliação do ambiente de aprendizagem musical, que tem previsão de entrega nos próximos dias. O espaço contará com mais três salas de aulas, uma delas com revestimento acústico e com um mini palco para ensaios da Orquestra e do Coral, em um ambiente amplo e climatizado para melhor atender os alunos.

Com a ampliação há a possibilidade do programa atender um número maior de alunos, na fase pós pandêmica.

“Levamos um tempo para nos adaptarmos à nova realidade, mas estamos conseguindo dar seguimento aos trabalhos. Agora, estamos na expectativa da finalização da obra”, lembrou o coordenador e maestro da Orquestra Jovem, Inspetor da GMP Renison Oliveira.

Programa

O programa atende, atualmente, 160 alunos. Cerca de 60 jovens integram a Orquestra Jovem que recebem uma bolsa auxílio de incentivo para ajudar na permanência no programa. A ação sociocultural de segurança preventiva da Guarda Metropolitana é subdividida em cinco etapas como a orquestra, coral, prática com instrumentos e iniciação musical, sendo essa última parte das atividades da Escola de Música. Todas as atividades são desenvolvidas pela GMP, e vão além da iniciação musical e têm um papel social importante na construção de conhecimento e na formação cidadã dos alunos.

Em 3 de janeiro de 2020 a iniciativa passou por uma reformulação através da Lei municipal nº 2.539, que a transformou no Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas, direcionando as atividades na Orquestra de Jovens, Coral Jovem e Escola de Música.