Os Clássicos da Música Caipira nas vozes do Coral Municipal de Palmas e Viola de Almir Pessoa, em Concerto no Quarta Clássica Especial

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 25 de junho de 2019 às 18:05

Concerto Ode Caipira tem a intenção de revelar um universo cultural muito específico do sertão caipira

Para encerrar o mês mais caipira do ano, a Quarta Clássica desta última semana de junho é especial e em dose dupla, com apresentações na quarta-feira, 26, e na quinta-feira, 27, do Coral Municipal, sob a regência da maestrina, Renate Stephanes, acompanhado do Violeiro Almir Pessoa, no Concerto Ode Caipira.  O show acontece às 20h, no Theatro Fernanda Montenegro, e os ingressos já podem ser adquiridos na Loja da Fundação Cultural de Palmas (FCP) no Capim Dourado Shopping ao custo de R$ 10 inteira ou na bilheteria antes do evento.

O Concerto Ode Caipira tem a intenção de revelar um universo cultural muito específico, o da canção regionalista oriunda da cultura de um dos sertões brasileiros: o sertão caipira. No repertório estarão os clássicos da música caipira, com composições que marcaram época como Tristezas do Jeca de Angelino de Oliveira, Cheiro de Relva de Dino Franco e José Fortuna, Romaria de Renato Teixeira e Arrumação de Elomar Figueira Mello.

“As músicas revelam toda a beleza da natureza, o canto dos pássaros, a descrição do mundo caipira, com suas tristezas, seus amores e sua boiada. O som da viola combinado com as vozes do coral e temperado em alguns momentos com o toque do piano, fazem deste concerto uma ode em homenagem ao mundo caipira. Ode, palavra que na sua essência e origem tem o significado de canto, um poema sobre algo sublime e, neste caso, o sublime é a música caipira, uma Ode Caipira”, afirma a maestrina, Renate Stephanes.

Renate explica ainda que a história da música regional e caipira no Brasil foi de grande relevância na formação da nossa música, tanto a erudita quanto popular – e de seus respectivos compositores – no emprego da temática rural e na manipulação do discurso musical. O que torna “o concerto tão relevante dentro do contexto da música popular brasileira, é que a música caipira teve a sua história acontecendo paralelamente à história dos demais gêneros, como, por exemplo, o samba”, concluiu a maestrina.

Almir Pessoa

O violeiro goiano, Almir Pessoa, também conhecido como 'O Violeiro do Brasil' é considerado um dos melhores violeiros na atualidade. Violeiro, cantor e compositor é graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Música, Criação e Expressão pela mesma instituição, tendo trabalhado a temática ‘Improvisação à Viola Caipira com afinação Cebolão Mi Maior’. Do time dos grandes violeiros é conhecido pela sua performance em apresentações pelo Brasil e em shows internacionais (Europa e Estados Unidos), Almir Pessoa, é Diretor pedagógico e artístico do IVAP (Instituto de Viola Almir Pessoa) em Goiânia. Ministrou o primeiro curso de viola caipira fora do Brasil, na World Heart Beat Academy of Music em Londres.

1. Estrofe da Música Estrada de Xavantinho -  Recitada por George Nobilis

2. Triste Berrante *– Adauto Santos- coro, viola e piano

3.  Cheiro de Relva *- Dino Franco / José Fortuna - coro e viola

4.  Vide Vida Marvada – Rolando Boldrin- viola

5.  Estrofe da música Meu Céu (última música composta por Xavantinho – morto em 1999) recitado por Marília Mendes;

6.  Violeiro Triste *- Alvarenga e Ranchinho-  coro, viola e piano

7.  Eu e o Sabiá *- Bozo / Nill Bernardes / Luiz Schiavon / M. Barbosa-coro e piano

8.  Tristezas do Jeca *– Angelino de Oliveira- coro e viola

9.   Brasileirinho – Waldir Azevedo / Trinta e Sete – Almir Pessoa –viola