Outubro Rosa: centros de Saúde da comunidade realizam atendimentos com foco na prevenção aos cânceres que mais acometem as mulheres

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 21 de outubro de 2019 às 12:03

 As ações do Outubro Rosa seguem durante a semana nos Centros de Saúde da Comunidade de Norte a Sul da Capital

 

Na reta final do Outubro Rosa, os centros de Saúde da Comunidade continuam realizando atendimentos às mulheres, com foco na prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero e na promoção à saúde

 

De Norte a Sul da Capital, as equipes de saúde da família coletam exames preventivos, solicitam mamografia quando necessário, realizam testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (hepatites B e C, sífilis e HIV), além de palestras sobre os cânceres de mama e de colo uterino.

 

Região Norte

 

Nesta segunda, 21, o CSC da Arno 42 (405 Norte) realiza, a partir das 14 horas, coleta de exames preventivos e testes rápidos. E na quarta, 23, das 7 às 12 horas, terá palestras sobre saúde mental da mulher, promoção em saúde e prevenção do câncer de mama, colo do útero, além de dinâmicas, coleta de exames preventivos e testes rápidos.

 

No CSC da Arne 64 (508 Norte) vai ter programação noturna nesta terça, 22, das 18 às 22 horas, com consultas médicas, solicitação de mamografia, coleta de preventivo, testes rápidos e orientações. Os atendimentos serão prestados pelas equipes de saúde da família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 

No CSC da Arno 41 (403 Norte) tem coleta de exames preventivos de segunda a sexta, das 17 às 19 horas. Já o CSC da Arno 61 (503 Norte) tem orientação sobre câncer de mama na sala de espera, coleta de preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografia, sempre às terças, quintas e sextas das 7 às 12 horas, e na quarta durante o dia todo.

 

Ainda na região Norte, o CSC da Arno 71 (603 Norte), todas as quintas, manhã e tarde, oferta coleta de preventivo e realiza solicitação de mamografia e testes rápidos para ISTs.

Já o CSC da Arse 131 (1304 Sul) realiza a coleta de exames preventivos todas as quintas-feiras, durante todo o dia.

 

Região Centro-Sul

 

Na região Centro-Sul, a programação começa no CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul) com atendimento noturno nesta segunda, 21, a partir das 18h30, com oficina de Lian Gong, solicitação de mamografia, coleta de preventivo, auriculoterapia, testes rápidos para ISTs e também para gravidez, palestras com os temas ‘Câncer de Mama e Câncer do colo do útero. O que você precisa saber?’, ‘IST’s - prevenir sempre!’, ‘Tabagismo? Sai fora!’, ‘Ser mulher’, além de lanche e sorteios de brindes.

 

No CSC Loiane Moreno (Arse 24 / 210 Sul), nesta terça, 22, o horário de atendimento será estendido das 8 às 21 horas, onde durante todo o dia haverá coleta de exame preventivo de colo uterino, solicitação de mamografia, orientações na sala de espera tanto quanto à prevenção de cânceres como de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos e material informativo.

 

O CSC da Arse 13 (108 Sul) abrirá no período noturno duas vezes esta semana para realizar a coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias quando necessário. As ações ocorrem nesta terça, 22, e na quinta, 24, sempre das 18 às 22 horas.

 

Na quarta, 23, o CSC Albertino Santos (Arse 101 / 1004 Sul) realiza no período noturno, das 18 às 21 horas, a coleta de exames preventivos.

 

O CSC da Arse 82 (806 Sul) oferta na quinta, 24, durante todo o dia, coleta de exame preventivo, testes rápidos para ISTs, solicitação de mamografia, e orientações na sala de espera. Já o CSC da Arse 131 (1304 Sul) realiza a coleta de exames preventivos todas as quintas-feiras, durante todo o dia.

 

 

Região Sul

 

O CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III) também realiza sua programação especial para o público feminino nesta terça, 22. Das 16 às 20 horas, os profissionais farão orientações de promoção à saúde, testes rápidos para detecção de ISTs, coleta de preventivo, solicitação de mamografia.

 

Em Buritirana, o CSC Mariazinha realiza nesta terça, 22, e na sexta, 25, de manhã e à tarde, palestras, exames preventivos e solicitação de mamografia.

 

Na quarta, 23, das 18 às 21 horas, o CSC do Jardim Aureny II realiza palestras e orientações quanto aos cânceres de mama e de colo uterino, autocuidado e autoexame, além de exames preventivos e solicitação de mamografia se necessário.

 

Na quinta, 24, das 17 às 21 horas, o CSC José Lúcio, no setor Lago Sul, abre as portas em horário estendido para realizar exames preventivos, testes rápidos e palestras com foco na promoção à saúde das mulheres.

 

Na quinta e na sexta, 24 e 25, durante todo o dia, o CSC Liberdade (Jardim Aureny III) realiza palestra e roda de conversa sobre cânceres de mama e de colo uterino, coletas de exame preventivo e testes rápidos.

 

 

Edição: Iara Cruz