Outubro Rosa: com foco na prevenção, servidoras da UPA Norte recebem atendimentos especializados

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 22 de outubro de 2021 às 11:20

A programação de consultas e os exames para as mulheres irão acontecer nos dias 22 e 29 de outubro

A correria do dia a dia muitas vezes é um empecilho para agendar aquela consulta de rotina com o médico. Levando em consideração essa dificuldade, a equipe gestora da Unidade de Pronto Atendimento de Urgência (UPA) Norte programou as duas últimas sextas-feiras deste mês, sendo os dias 22 e 29, das 8 às 18 horas, para que profissionais que atuam na unidade possam ser atendidas com consultas médicas e exames preventivos dos cânceres de mama e de colo do útero.

A previsão é que 230 servidoras recebam o atendimento preventivo que será oferecido dentro da programação do Outubro Rosa, abordando os aspectos clínicos dos dois tipos de cânceres, consulta médica, coleta de Citologia (PCCU), exames de mamografia, ultrassom das mamas e transvaginal.

Para que todas servidoras possam passar pelas consultas e exames que serão realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 33, a coordenação da UPA Norte montou uma escala de revezamento de forma que não haja prejuízo no fluxo de atendimentos na UPA e também contemple as servidoras que quiserem passar pelos procedimentos.

A enfermeira Viviane Rosal lembra que será necessário que a servidora leve o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento pessoal. “Acreditamos que esta ação vai contribuir bastante para o cuidado com a saúde das profissionais que tanto se dedicam a cuidar do próximo. Sabemos que a rotina do profissional que atua na saúde é intensa, às vezes fazendo com que não tenha muito tempo para ir ao médico, por isso planejamos estas duas datas para que possam estar com os exames em dia”, explica a enfermeira.