Outubro Rosa: unidades de Saúde realizam atendimentos voltados à promoção da saúde das mulheres

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de outubro de 2021 às 12:20

As USFs do Jardim Aureny III e Arno 41 realizam nesta quarta, 06, coleta para exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres atendidas nas unidades

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará ações voltadas à promoção e ao cuidado com a saúde da mulher, seguindo a campanha do Outubro Rosa. Nesta quarta-feira, 06, data em que se comemora o Dia D da campanha, as Unidades de Saúde da Família Laurides Milhomem (Jardim Aureny III) e Arno 41 (403 Norte) realizaram coleta para o exame preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) em mulheres atendidas pelas unidades.  Ao longo do ano, as Unidades de Saúde da Família (USF) já realizam atendimentos para rastreamento do câncer de colo de útero e mama.

O coordenador da USF Laurides Milhomem, Irineu Santos da Silva, ressalta que as ações disponibilizadas foram principalmente exames preventivos, testes rápidos para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, encaminhamentos para mamografia, coleta de PCCU, atendimento médico e atualização da caderneta de vacina. “O atendimento é para oferecer uma melhor qualidade de vida para toda nossa comunidade”, ressaltou ele.

A auxiliar de serviços gerais Maria José Ferreira da Luz, de 51 anos, conta que é moradora de Palmas há mais de 20 anos e há 16 mora no Jardim Aureny III, onde participa de atividades voltadas para a saúde das mulheres promovidas pela unidade. “As ações de saúde da mulher são muito importantes, os exames de coleta são essenciais para a prevenção do câncer de colo de útero”, avalia.

A ação contou com o apoio e participação dos residentes de enfermagem da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), que contribuíram com a realização de exames e atendimento das usuárias. As demais unidades de saúde também realizaram programação especial em alusão ao Outubro Rosa nas regiões onde atuam.

Saúde da Mulher

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. Um dos fatores precursores da doença é a infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual com ou sem penetração. A infecção pelo HPV é muito frequente e pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são detectadas no exame preventivo.

Já o câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira. É importante que as mulheres procurem as Unidades de Saúde para avaliação e solicitação de exames específicos se necessários.