Ouvidoria da Saúde é canal para usuário se manifestar e ajudar na gestão dos serviços

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 18 de março de 2022 às 15:04

O cidadão em Palmas pode entrar em contato com pelos números 0800 030 1515, 3212-7811 e 3212-7900

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede de saúde de Palmas conta com um instrumento de gestão que ajuda bastante na prestação dos serviços com qualidade nos espaços de saúde de Palmas - a Ouvidora da Saúde. Por meio deste canal, a pessoa pode realizar denúncia ou reclamação, utilizando para isso os canais 0800 030 1515, 3212-7811 e 3212-7900.  O usuário do SUS pode também pedir informações, sugerir e registrar elogios aos serviços prestados na rede de Saúde da Capital.

 A equipe da Ouvidoria  é responsável por encaminhar para as áreas competentes da saúde as ocorrências registradas no sistema, além de acompanhar também a apuração das denúncias registradas. “A partir da manifestação do cidadão, a Ouvidoria da Saúde acompanha a tramitação e a análise da demanda recebida, e transmite as soluções dadas ao usuário, podendo inclusive propor medidas para a correção dos problemas apontados”, explica a ouvidora Roselene Malta.

 Conforme a responsável pela Ouvidoria da Saúde, Roselene Malta, as ligações e contatos feitos por meio da Ouvidoria da Saúde são atendidos, cadastrados e apurados pela equipe de técnicas que atuam no setor. Além dos números fixos, o contato com a Ouvidoria ainda pode ser feito através do endereço eletrônico ouvidoriadepalmas@gmail.com, e pessoalmente, na sede da Secretaria, situada na Avenida Teotônio Segurado, conjunto 01, Lote 6 Quadra 1302 Sul - Plano Diretor Sul. 

Roselene explica ainda que, após cadastrar a manifestação do usuário, é gerado um protocolo via sistema e posteriormente a demanda é direcionada, também via sistema ou memorando, para cada área técnica responsável pelo assunto apresentado. Roselene explica que as demandas devem ser respondidas no prazo de vinte dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período. O cidadão recebe a resposta por e-mail ou telefone.

 

Como registrar sua manifestação

A orientação da Ouvidoria da Saúde é que antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria, o cidadão procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade de Saúde da Família (USF), ambulatórios, entre os outros serviços prestados e vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. Dessa forma, o usuário terá mais agilidade na solução do seu problema. Entretanto, se o usuário tentou e não obteve sucesso, o próximo passo é entrar em contato com a Ouvidoria de Saúde do município.