Pacientes hipertensos são convidados a participar de Pesquisa Nacional sobre Nutrição

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de setembro de 2019 às 10:35

 Durante o estudo os pacientes terão acompanhamento com nutricionistas e farão exames periódicos

Pacientes hipertensos com idade superior a 21 anos, que estão sendo acompanhados pela rede de saúde pública de Palmas, estão sendo convidados a participar do projeto coordenado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) que pretende acompanhar por um ano, 56 pacientes com a doença crônica.

 

 

O estudo com os pacientes será conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o apoio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A pesquisa trata da ‘Efetividade de uma estratégia nutricional para controle pressórico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)’ .

 

 

Os participantes serão divididos por sorteio em dois grupos: o de intervenção e o de controle. O grupo controle receberá dieta prescrita conforme as orientações nutricionais atualmente recomendadas. Já no de intervenção, os pacientes receberão o aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável, na qualidade da dieta e em conceitos de terapia comportamental. Ao longo de um ano, os pacientes irão realizar três exames de sangue, receberão lanche e auxílio transporte, todos pagos pelo HCor.

 

 

De acordo com a professora do curso de Nutrição da UFT, Kellen Cristine Silva, o estudo será desenvolvido em várias regiões do País. Na região Norte a UFT, por meio dos pesquisadores do curso de Nutrição, fará a condução dos acompanhamentos. “Em Palmas, o estudo pretende acompanhar por um ano os pacientes que atendam aos critérios de inclusão. Serão selecionados pacientes com diagnóstico médico de hipertensão arterial, pressão arterial sistólica maior ou igual 140mmHg e que não recebem orientação nutricional há pelo menos seis meses”, detalha a coordenadora.

 

 

Os interessados em colaborar e/ou participar do projeto Nupress devem entrar em contato pelos telefones (63) 3229-4823, 98470-8631 (whatsapp) ou através do email nupresspalmasto@gmail.com para agendar a primeira consulta e verificar se cumprem os requisitos necessários para participar da pesquisa.