Pacote de arroz agulhinha chega a variar até R$ 11,80 em diferentes supermercados da Capital

Procon Palmas

Autor: Procon Palmas | Publicado em 10 de abril de 2024 às 15:23

Último levantamento de preços da cesta básica, realizado pelo Procon Municipal, mostra variação dos itens da cesta básica e hortifruti em nove estabelecimentos da Capital

O Procon Municipal de Palmas realiza todos os meses uma pesquisa de preços dos itens da cesta básica e dos hortifrúti para que o consumidor tenha a opção de fazer suas escolhas. O último levantamento traz preços de 18 produtos itens que compõem a cesta básica e higiene pessoal. Entre eles estão: arroz, feijão, leite integral, composto lácteo, café moído, açúcar, óleo, sal refinado, macarrão espaguete, papel higiênico, creme dental, entre outros. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 a 8 de abril, em nove estabelecimentos e pode ser conferida aqui.

Entre os itens pesquisados no segmento de alimentação, o pacote de 5 kg de arroz, variou de R$ 21,19 a R$ 32,99, uma diferença de R$ 11,80 entre os estabelecimentos visitados. O pacote de 1 kg de feijão está sendo comercializado de R$ 5,69 a R$ 9,99, o que representa uma diferença de R$ 4,30. Já o flocão de 500g está saindo pelo menor preço de R$ 1,29 e o maior de R$ 2,29, diferença de R$ 1,00.

Nos itens de higiene pessoal, o pacote do papel higiênico com quatro unidades, está variando de R$ 4,29 a R$ 13,99. O creme dental de 70g está com preços que vão de R$ 2,49 a R$ 5,99, o que aponta uma diferença de R$ 3,50 entre o maior e o menor preço.

Hortifrúti

Foram feitos também o levantamento no segmento de horta e pomar, que pode ser conferido aqui. Dentre os 34 itens pesquisados, as maiores variações foram encontradas no quilo da banana nanica, com preços que vão de R$ 2,99 a R$ 9,99, uma disparidade de R$ 7,00.  Na unidade da couve, o item está variando de R$ 3,99 a R$ 12,90, uma discrepância de R$ 8,91. O quilo do kiwi apresentou uma diferença de R$ 37,00 entre os estabelecimentos visitados. A fruta está sendo comercializada de R$ 17,99 a R$ 54,99.

Em contrapartida, as menores variações de preços encontrados entre os produtos estão: o quilo do alho que está variando de R$ 29,99 a R$ 39,99; o quilo da mandioca, que apresenta valores entre R$ 4,59 a R$ 4,99; o quilo da abóbora, que está de R$ 4,95 a R$ 6,99; e o quilo do tomate salada de R$ 8,99 a R$ 12,69.

De acordo com o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, os fiscais do órgão realizam pesquisas contemplando os diversos segmentos comerciais. “Umas das metodologias utilizadas por nossa equipe técnica é a de inspecionar in loco os estabelecimentos. Eles monitoram as diferentes marcas e conferem a tabela de preços dos produtos, do menor ao maior valor que está sendo ofertado aos consumidores. Essas informações são necessárias, pois ajudam os consumidores a economizar", informou.

Serviço

O Procon esclarece que trabalha vigilante para coibir as práticas que que ferem o código de defesa do consumidor. Para tirar dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento: procon@palmas.to.gov.br ou superintendenciaprocon@palmas.to.gov.br e (63) 99282-9640.