Palestra motivacional e planejamento estratégico para juventude marcam final de encontro

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 19 de agosto de 2022 às 13:48

Omar Hennemann refletiu sobre cinco vertentes nesse mundo pós pandemia: propósito, conhecimento, relacionamentos, saúde e espiritualidade

O último dia do 1º Encontro da Juventude Municipalista do Estado do Tocantins contou com várias atividades durante roda de conversa com os gestores municipais da juventude. O dia iniciou com a palestra motivacional ‘O novo sentido da vida’, com Omar Hennemann, que refletiu sobre cinco vertentes nesse mundo pós pandemia: propósito, conhecimento, relacionamentos, saúde e espiritualidade.

“Eu entendo que todos nós saímos muito machucados da pandemia, e esse estrago precisa ser massageado e refletido. Essa reflexão se dá quando temos o firme propósito e a vontade de ressignificar alguns pontos da vida da gente. Precisamos aprender a tocar a vida nesse novo mundo, nos relacionarmos com as pessoas e com o ambiente em que vivemos, além de cuidar da nossa saúde física e mental”, disse.

Em seguida aconteceu a palestra com o assessor de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal da Juventude de Campo Grande (MS), Luiz Carlos Pinho Júnior, sobre ‘Planejamento estratégico de políticas de juventude’. Júnior declarou que essa forma de integração é muito interessante porque compartilha experiências e dificuldades, principalmente na juventude, que não tem uma regulamentação tão forte que favoreça essa integração.

“Eu sonho que um dia essa pasta da juventude seja colocada entre os grandes assuntos da mesa política, que as políticas para juventude sejam consideradas através das evidências e do conhecimento legislativo, social, científico, antropológico da civilização, porque só assim vamos conseguir evoluir”, disse.

O presidente da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Nélio Lopes, destacou  que  o encontro foi significativo para direcionar as ações da juventude. “Tivemos experiências de várias cidades, palestras motivacionais, proposição de projetos de baixo custo e por fim apresentação do Projeto de Lei para criação da Semana Municipal da Juventude e da Semana de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas”.

Participantes

Além de Palmas e Porto Nacional, participam gestores municipais da juventude de Aguiarnópolis, Almas, Arapoema, Guaraí, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Pium, São Miguel do Tocantins e Tocantínia. O presidente da FJP, Nélio Lopes, esclareceu que o objetivo do encontro é fazer com que os órgãos de juventude se aproximem uns dos outros e compartilhem suas ações positivas para que possam ser implementadas em outros municípios, e, desta forma, a categoria possa avançar, conjuntamente em busca de melhores políticas públicas em prol da juventude tocantinense.

Texto: Deni Rocha/Secom