Palestra motivacional voltada aos educadores da rede abre semestre letivo de 2023

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de janeiro de 2023 às 14:50

Evento contou com a participação presencial de cerca de 450 profissionais

O primeiro semestre letivo de 2023 foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 30, com uma palestra motivacional direcionada a todos os educadores intitulada ‘O Poder da Integração’, ministrada por Vitor Hugo, autor dos livros: os 'Segredos Mágicos – Um guia para ser mais produtivo, controlar emoções e realizar sonhos' e 'Inteligência emocional e emoções: você domina ou será dominado'.

O evento aconteceu no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e transmitido de forma on-line pela Ferramenta Palmas Home School (PHS), contando com a participação presencial de cerca de 450 profissionais da área pedagógica e gestores escolares e representantes das unidades educacionais da rede municipal. O acolhimento dos profissionais foi marcado pela apresentação cultural da Cia de Dança da ETI Pe. Josimo Tavares e por dinâmicas de relaxamento executadas pelo setor de Saúde do Educador da Secretaria Municipal da Educação (Semed), visando preparar os participantes para o momento formativo.

Em seu primeiro contato com os educadores como secretária da Educação, a professora Fátima Sena, acolheu os presentes falando em nome da Semed e se colocando à disposição de todos enquanto estiver gerindo a pasta. “Lembrem-se, eu sou uma extensão de cada um de vocês na secretaria”, disse acrescentando, que é um orgulho muito grande ser professora de carreira. "De sala de aula e hoje estar representado a todos como titular da rede, vim para dar continuidade ao lindo trabalho que a secretaria já vem realizando, trabalho feito com a contribuição de outros secretários e secretárias que passaram pela pasta”, afirmou.

Após a fala da secretária, o palestrante Vitor Hugo subiu ao palco para de forma leve, divertida e interativa apresentar ao público ferramentas e reflexões que despertem aprendizados importantes e mudanças de comportamento e atitude ante as dificuldades. Usando números de mágica, o palestrante interagiu com vários profissionais para abordar diversos assuntos como propósito, resiliência, felicidade, comunicação assertiva e eficaz, gratidão, inteligência emocional, motivação e comprometimento, dentre outros. Como lição, Vitor Hugo deixou a mensagem: a felicidade e o sucesso estão no caminho da jornada.

Para Marcília dos Anjos, servidora da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, essas capacitações, com palestras no início do semestre letivo, servem para começar bem o ano de trabalho. “Foram momentos descontraídos, que serviram para estimular e elevar ainda mais nossa autoestima e irão refletir no ambiente escolar e na interação como os alunos. Um aprendizado que mostrou que devemos estar sempre comprometidos com nossos sonhos e que por meio do nosso trabalho estamos sempre transformando vidas”, disse.

Volta às aulas
Os estudantes matriculados nas 78 unidades educacionais da rede retornam às salas de aula no dia 1º de fevereiro. A abertura oficial do ano letivo será marcada pela aula inaugural realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, Setor Santa Fé, a partir das 9 horas. A programação respeita o mínimo de 200 dias de aulas exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define e regulariza a organização da educação brasileira, com base nos princípios presentes na Constituição Federal.