
Palestra na ETI Monsenhor Pedro Piagem aborda a prevenção e o combate às drogas
Evento foi realizado em parceria entre Defensoria Pública Estadual e Prefeitura de Palmas
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Monsenhor Pedro Piagem, na Arne 51 , participaram nesta segunda feira, 11, de uma palestra que abordou um tema de profundo interesse devido ao imenso impacto na vida futura do estudante: o uso de drogas na infância e adolescência. O evento é parte do programa Defensoria Pública Estadual nas Escolas, que desde o ano passado tem abordado nas unidades de ensino municipais e estaduais temas de interesse da comunidade escolar, como Educação e Direitos ou ainda Família e Parentalidade.
A pedagoga da DPE, Girlane Cabral, explica que a palestra Uma Vida sem Drogas tem caráter informativo e preventivo, voltado especificamente para as séries finais do ensino fundamental. Trabalha sob a perspectiva de evitar que o adolescente desenvolva o processo de dependência a partir do qual o uso da droga deixa de ser uma opção. “O nosso objetivo é que a longo prazo estes jovens tomem a decisão correta em relação a este assunto, e não venham a integrar as estatísticas tão tristes que existem atualmente. É uma situação muito fácil de entrar e muito difícil de sair”, disse.
Assistente social da DPE, Valéria Lustosa, considera que as informações sobre o que a droga pode causar, não apenas na pessoa, mas em sua família e também na sociedade, pode contribuir para uma postura consciente do adolescente diante deste problema. “O percentual de alunos na faixa etária do 9º ano que já experimentou algum tipo de droga ilícita cresceu de 7,3% para 9% no ano passado, segundo pesquisa do IBGE. É assustador”, considera.
A iniciativa foi bem
recebida pelos alunos, que acompanharam com interesse a apresentação rica em
informações e estatísticas que mostram os crescentes problemas causados pelo
uso abusivo de drogas. Mateus Carvalho, de 14 anos, considera que a palestra
aborda um tema importante para todos os jovens. “As drogas causam um grande mal
para muita gente e devem ser evitadas assim como o nosso envolvimento com
pessoas ruins, que levam a esse caminho sem volta. Por isso é tão importante
falar deste assunto”, disse.