Palestra realizada na ETI Vinícius de Moraes pelo projeto ‘Defensoria nas Escolas’ aborda o tema ‘A vida sem Drogas’

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 17 de setembro de 2019 às 15:51

A palestra contemplou os alunos do 8º ano do ensino fundamental da unidade escolar

Depois de passar por outras unidades escolares da rede municipal de ensino de Palmas, o projeto ‘Defensoria nas Escolas’ chegou à ETI Vinícius de Moraes, na Arse 72. Durante a manhã desta terça-feira, 17, a equipe multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins ministrou mais uma palestra sob o tema ‘A Vida Sem Drogas’ para um público atento de alunos do 8º ano do ensino fundamental da unidade escolar.

O evento é parte do programa ‘Defensoria nas Escolas’, que desde o ano passado tem abordado nas unidades de ensino municipais e estaduais temas de interesse da comunidade escolar. A palestra desta manhã, de caráter informativo e preventivo, foi ministrada pelo enfermeiro do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico (Acolher), Carlos Vinícius, e foi realizada a partir de parceria firmada entre a Escola Superior da Defensoria (Esdep) com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

A pedagoga da Escola Superior da Defensoria, Faraildes Rodrigues Miranda, explica que a unidade que desejar receber a palestra deve entrar em contato com a coordenação do projeto ‘DPE na Escola’ da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e fazer a solicitação para que seja inserido no cronograma de ações a serem desenvolvidas. “Muitas escolas ligam solicitando as palestras e às vezes não atendemos por falta de agenda. Nós percebemos que a adesão e participação das escolas têm sido muito positiva e que nosso projeto tem contribuído com o processo educacional, trazendo temas que são recorrentes nas escolas”, disse.

O tema abordado durante a palestra foi reforçado pela apresentação da esquete de teatro ‘Quando vale a sua vida’, apresentada por um grupo de jovens alunos e ex-alunos da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome.

Segundo a professora de Artes Visuais, Vanessa de Carlem, a apresentação teatral serviu para reforçar o tema abordado mostrando para os adolescentes que toda escolha tem consequência. “A intenção é fazer com que esses adolescentes consigam levar uma boa mensagem para outros adolescentes. A mensagem de que você pode escolher, mas que toda escolha terá uma consequência, se fizermos boas escolhas, teremos boas consequências e se fizermos escolhas ruins, certamente teremos consequências ruins”, afirmou.

O projeto ‘DPE nas Escolas’ já abordou temas como combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes e crianças; enfrentamento ao suicídio; convivência em ambiente familiar e escolar, redes sociais e saúde mental; enfrentamento às drogas, entre outros.

Edição e postagem: Lorena Karlla