Palestrantes iniciam oficinas da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária da região Norte

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Malena Mota | Publicado em 15 de setembro de 2014 às 12:13

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, no mini-auditório do Instituto de Ensino Técnico Federal – IFTO, a abertura da Oficina da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária da região Norte. O evento acontecerá também durante toda a terça-feira, 16, das 9 às 17 horas. O objetivo de desenvolver ações que promovam a sistematização de experiências e práticas existentes de políticas públicas de economia solidária, e contará com a presença de gestores da região Norte.

Durante seu pronunciamento o coordenador técnico do Projeto Fortalecimento da Rede de Gestores, Reynaldo Sorbille, disse que eventos como estes são importantes para a consolidação da economia solidária no Brasil. “Precisamos criar políticas públicas adequadas a cada região, e para isso, precisamos conhecer as peculiaridades de cada uma delas”, adiantou o palestrante do evento.

Enquanto o professor Sandro Sguarezi, representante da UniTrabalho, disse que o caminho para a economia solidária permeia com base na reflexão, onde a universidade tem um papel importante junto aos trabalhadores na construção do pensamento cooperativista e associativista. “Temos que estabelecer um ponto de reflexão, estabelecer um link entre universidade e trabalho na construção de um mundo que possa colaborar com o trabalho, e não pensar apenas de forma fragmentada nos desafios que temos pela frente”, pontou Sguarezi.

O secretário executivo da Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas, Milton Barbosa, falou do grande desafio que é implantar políticas públicas voltadas para economia solidária, principalmente em fazer com que estas políticas sejam efetivamente implementadas no estado de forma consolidada. “Precisamos fazer com que as secretárias dialoguem umas com as outras de forma cooperativa e associativa, para que de fato haja o desenvolvimento local, por meio da cooperação, do associativismo e da autogestão”, enfatizou o secretário.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, falou da importância em trazer eventos como este para trazer novos conhecimentos, para poder melhor agregar o potencial produtivo da Capital, proporcionando mais emprego e/ou melhorando a renda. “Ser gestora, e está à frente de um projeto como este para o município de Palmas, além de ser muito gratificante, também traz com a responsabilidade de buscar garantir uma vida melhor para os palmenses, e um dos melhores caminhos é a busca do conhecimento e a cooperação”, afirmou a gestora.

SOBRE O EVENTO

A oficina é um desdobramento do projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia Solidária” – Convênio MTE/SENAES, nº 00059/2013 – SICONV n° 795.123/2013, elaborado pela Fundação Unitrabalho em parceria com a Rede de Gestores. Em Palmas, a organização e execução estão a cargo da equipe do Projeto Desenvolve Palmas "Promovendo o Desenvolvimento Sociocomunitário".

Membros da Rede Nacional de Gestores estarão entre os mediadores do encontro, o qual também contará com a participação de um representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) para conduzir a discussão do plano nacional de economia solidária com base em cada Estado.

Segunda-feira (15)

Tema – Consolidação das Políticas de governo para Políticas de Governo para Políticas Públicas – Integração das Ações Em Desenvolvimento Para Promoção Do Desenvolvimento Sustentável.

14 horas – Políticas Públicas – Integração Das Ações Em Desenvolvimento Para Promoção Do Desenvolvimento Sustentável.

Apresentação do Tema e Coordenação da mesa gestor local

Debate: Representante de Empreendimento de Economia Solidária, Representante da SENAES e Representante da universidade

16 horas – intervalo

16h15 – Trabalho em grupos ou duplas para refletir  e sistematizar o tema da exposição

18h15 – Plenário com apresentação do Resultado do Debate dos grupos

19 horas – Encerramento do dia

Terça-feira (16)

Tema - “Construindo Um Plano Nacional De Economia Solidária” – III Conaes

Plano Nacional - Moderador faz uma exposição do que é um Plano Nacional.

Apresentação das deliberações das Conferências estaduais –

08h30 – Moderação do Plano de Trabalho

10 horas – intervalo

10h15 – Resultado do trabalho em grupos para refletir e sistematizar o tema da exposição