Palestras abordam a importância do pensamento positivo para a felicidade e a nutrição e o cuidado com o corpo e a mente

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 23 de outubro de 2019 às 11:23

Assuntos foram discutidos naprogramação da Semana do Servidor desta terça-feira, 22

Os servidores que compareceram ao Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) nesta terça-feira, 22, aprenderam como cuidar melhor do corpo e da mente e como e onde encontrar a felicidade. Esses foram o foco das palestras 'A felicidade faz brilhar' e 'Nutrindo o corpo e a mente', realizadas dentro da programação da Semana do Servidor.

Na primeira palestra, ministrada pela master coach e enfermeira Samara Avelar, o público teve a oportunidade de entender o conceito real de felicidade e aprenderam a ressignificar uma situação, dando outro sentido a ela. Segundo explicou a palestrante, não é o acontecimento em si que deixa as pessoas infelizes, mas a forma como elas veem essa situação. “Se eu não tenho a minha felicidade interna, vou buscar fora, e não vou ter a felicidade verdadeira”, disse, citando que a verdadeira felicidade é aquela que vem de dentro.

Conforme destacou, muitos têm buscado o ter e só depois o ser, invertendo a ordem correta de que a pessoa primeiro precisa ser para depois fazer e daí ter aquilo que se quer. Para explicar, Samara usou o exemplo da pessoa que quer ter um corpo mais magro, geralmente recorre a cirurgias sem ser adepto de uma vida saudável, em relação à alimentação e à prática de exercícios físicos, e o resultado é que, provavelmente, voltará ao peso de antes. “É importante que se leve em conta a importância do pensamento positivo, da força do hábito, e do poder do sorriso”, concluiu.

A pedagoga Fátima Brasileiro, que é servidora aposentada, disse que participou da palestra por já conhecer o trabalho de Samara Avelar, e pelo tema: a felicidade. “A palestra ultrapassou as minhas expectativas, a fala da Samara me tocou muito”, disse.

Nutrição, corpo e mente

No segundo momento da tarde, ainda falando de bem-estar, a nutricionista Lanay Dias Barbosa, que é pós-graduanda em Comportamento e Transtornos Alimentares, com qualificação em Método Alimentação Consciente e Intuitiva, falou sobre a nutrição aliada ao cuidado com o corpo e a mente.

Na ocasião, Lanay falou sobre a importância do comer com atenção plena, como as pessoas podem sair do piloto automático. Na oportunidade, trabalhou práticas para que o público participante pudesse entender o que realmente significa atenção plena. A palestrante também falou sobre autocompaixão, que segundo ela ajuda bastante, e sobre o autocuidado de melhorar a percepção para que se coma sem culpa, sem cobranças, porque isso traz prejuízo para a saúde.

Os sentimentos, mentalidades e ciclos da dieta também foram assuntos abordados, de forma a fazer com que as pessoas entendessem por que têm tanta dificuldade para emagrecer. “Será que as dietas realmente funcionam? O que será que acontece?”, provocou ela, que também apresentou dados baseados em estudos. “Não precisa se proibir tanto em relação à comida, pois comer é prazeroso”, frisou.

A servidora Divina Barbosa de Sousa, que trabalha na Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, achou a palestra excelente, com dicas interessantes para serem aplicadas no dia a dia. “Foi muito válida para o meu crescimento como pessoa e enquanto profissional, porque eu posso compartilhar no trabalho, com os colegas, o que eu aprendi aqui”, disse citando que vai levar para a vida a dica de que nunca devemos julgar, mas sempre amar.