Preservação dos recursos hídricos é tema de palestras nas escolas municipais da Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 10 de março de 2022 às 15:19

Ação é em alusão à Semana da Água, que antecede ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março

Na manhã desta quinta-feira, 10, cerca de 320 alunos da ETI Almirante Tamandaré participaram da palestra ministrada pela bióloga Juliete Oliveira, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), sobre o tema ‘Não há vida sem água; A importância de preservar os recursos hídricos e o dever de conservar e utilizar racionalmente os recursos hídricos’. A ação faz parte do ciclo de palestras realizado nas escolas municipais pela Fundação do Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em alusão à Semana da Água, que antecede ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A programação prossegue até o próximo dia 17.

Segundo o aluno João Lucas Pereira Santos, do 7º ano,  atento às explicações da palestrante, o que mais lhe chamou a atenção foi o baixo percentual de água doce existente no mundo, correspondente a apenas 3%. “Grande parte desses 3% está concentrada debaixo da terra, nos aquíferos ou congelada nas geleiras”, ressaltou, acrescentando que a palestra demonstrou o quanto a água é fundamental. “Devemos preservar a água porque ela serve não só para saciar as nossas necessidades básicas, mas também é essencial para a economia, agricultura, para tudo”, afirmou.

A programação da Semana da Água teve início no último dia 08, na ETI Padre Josimo. Na ocasião, os alunos da unidade participaram de palestra com temas relacionados a importância dos recursos hídricos, com as biólogas Leny Cristina Rego Rodrigues, da Associação Tocantinense dos Biólogos, e Juliete Oliveira, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Dia Mundial da Água

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, o Dia Mundial da Água tem como finalidade alertar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a sobrevivência no planeta. Em Palmas, a data é comemorada com a Semana da Água, realizada nas escolas, empresas, dentre outras instituições, com o objetivo de promover o diálogo sobre o papel essencial dos recursos hídricos para manutenção de todos os ecossistemas do mundo.

Dia

09h

O ciclo da água e como ele se comporta na natureza; a importância da água.

ETI Fidêncio Bogo

1º ao 5º ano

10h

A importância das florestas para a manutenção das águas; Mata ciliar e mata de galeria; Área de preservação permanente.

ETI Fidêncio Bogo

6º ao 9º ano

08h

O ciclo da água e como ele se comporta na natureza; a importância da água