Palmas 30 anos – personagens da história: Professora aposentada dá aulas gratuitas de tênis para alunos da Rede Municipal

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 15 de maio de 2019 às 15:19

“Cada dia que eu passo aqui, mais eu tenho certeza que é aqui que eu quero ficar”, professora Rosália Rolim

Uma das muitas personagens que ajudaram a construir Palmas ao longo dos seus 30 anos, a professora aposentada da Rede Municipal de Palmas, Rosália Rolim Ayres Lima, demonstra que é possível acreditar e contribuir com o crescimento do próximo, por meio de boas práticas.

A ideia de uma vida tranquila proporcionada pela tão sonhada aposentadoria não faz parte da rotina da professora de 56 anos, que mesmo tendo encerrado seu tempo de serviço no serviço público em 2014, continua na ativa até hoje.

Natural de Jataí Goiás, onde iniciou sua carreira como educadora ainda em 1981, Rosália conta que o amor pela educação e pelas crianças não deixaram ela se desligar da profissão. “Quando a gente faz o que gosta fica fácil continuar atuando. Eu sempre gostei da comunidade da Escola Municipal Paulo Freire onde trabalhei durante os 10 anos que atuei como professora de educação física da rede municipal de ensino”. E foi esse amor pelo magistério que fez com que a professora decidisse que queria continuar contribuindo com a formação das crianças ao aposentar-se em 2014.

Educadora por essência, Rosália sempre quis fazer mais por seus alunos, dentro e fora da sala de aula e foi pensando nisso que em agosto de 2015, implantou o projeto ‘Tênis Cidadão – Jogada Certa’, que atende 50 crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Paulo Freire, com aulas de iniciação esportiva de tênis. Dessa forma, ela acredita que está contribuindo com a saúde, o bem-estar e a educação dos estudantes.

Para colocar o seu projeto em prática, a professora conta com o apoio da direção da escola e a parceria da comunidade de tenistas de Palmas que a ajudam doando parte do material esportivo, a exemplo das mais de 40 raquetes utilizadas pelas crianças durante as aulas que acontecem todas as quartas-feiras de 7h30 às 9 horas na quadra da escola.

Segundo a educadora, durante as aulas além dos fundamentos do tênis e atividades práticas, são ensinados para as crianças valores sociais que são fundamentais para a formação do cidadão, como solidariedade, companheirismo e respeito.

Daniel Rios, 12 anos, aluno do 7º ano da Escola Municipal Beatriz Rodrigues foi um dos alunos atendidos pelo projeto ‘Tênis Cidadão – Jogada Certa’ que se destacou. Como incentivo, ele ganhou uma bolsa de estudos para treinar na Academia Tody Tênis Sport. Daniel sonha em se tornar um tenista profissional, e para correr atrás do seu sonho, o jovem atleta tem treinado bastante três vezes por semana e vem se destacando no esporte, inclusive venceu recentemente a categoria juvenil do ‘Circuito de Tênis’ promovido pela Tody Tênis Sport.

Para Daniel Rios, participar das aulas de iniciação esportiva com a professora Rosália foi fundamental para despertar nele o gosto e vontade de seguir carreira no tênis. “Meu foco agora é participar do maior número de torneios, mudar de categoria para poder competir com tenistas de um nível mais elevado e assim ir crescendo como profissional”, afirma o adolescente que diz ter como exemplo a ser seguido o consagrado tenista Roger Federer.

“Ele é um dos alunos mais dedicados, os professores da academia o elogiam muito e afirmam que a evolução dele é grande e que tem um grande potencial”, afirma a professora Rosália, destacando que “o apoio da família é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atleta e a família do Daniel está de parabéns por incentivá-lo e apoiá-lo”.

Para aqueles que amam Palmas e assim como ela escolherem a cidade para viver a educadora deixa a seguinte mensagem: “Não fiquem só falando, façam. Eu acho que o mais importante é a gente fazer a nossa parte. Por muito tempo eu fiquei só falando, falando, botando defeito, até o dia que resolvi fazer diferente. Cada dia que eu passo aqui, mais eu tenho certeza que é aqui que eu quero ficar”.

Edição e postagem: Lorena Karlla