Palmas 31 Anos: mostra especial apresenta o curta ‘A Cidade dos Sonhos’ como destaque no site Curta Palmas em seu lançamento no aniversário da Capital

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Júnior Suzuki | Publicado em 20 de maio de 2020 às 12:47

Intuito é enaltecer a cultura, memória e a alegria da Capital mais jovem do país


No aniversário da Capital, o audiovisual tocantinense presta uma declaração de amor com a Mostra: Palmas 31 Anos que apresenta uma seleção de curtas-metragens, videoclipes e outros conteúdos produzidos por realizadores locais. O intuito é enaltecer a cultura, memória e a alegria da Capital mais jovem do país. Os materiais podem ser apreciados na plataforma digital Curta Palmas no site www.curtaspalmas.com.br. O destaque do lançamento é o curta ‘A Cidade dos Sonhos’.

 

Um dos destaques é o curta ‘A Cidade dos Sonhos’, que dá nome à mostra e foi produzido pelos alunos do 6º ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira. Segundo o diretor da escola, Ademir Bandeira, a ideia foi elaborar um roteiro que falasse da construção de Palmas e do distrito de Buritirana, já que a escola fica no distrito. “O curta é a visão do nascimento de Palmas aos olhos de meninos e meninas de 11 a 12 anos, onde exercem a imaginação e mostram a sua cidade dos sonhos”, completou Bandeira.

 

Outro destaque é o curta do cineasta André Araújo, ‘1989’, que retrata a história do dia 20 de maio de 1989, marcado no Tocantins por uma grande festa: o início da construção de Palmas. Neste dia, o repórter cinematográfico Sidinei Madalena, acompanhou cada movimento das 10 mil pessoas que chegaram ao que era então uma fazenda descampada. Pelas suas lentes foram documentados importantes momentos da construção do Tocantins e de Palmas, atuando como cinegrafista do comitê Pró Criação do Estado do Tocantins e registrando as primeiras imagens da implantação da capital, da qual foi um dos primeiros moradores. O filme foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) 2013, da Fundação Cultural de Palmas.

 

Títulos disponíveis a partir do dia 20 de maio

 

A Cidade dos Sonhos, Alunos do 6º ano da ETI Luiz Nunes de Oliveira,

 

1989, André Araújo,

 

Terminal de Lembranças, Gleydsson Nunes,

 

Da Banca pra Fora, Yonara Aniszewskii,

 

Ouça-me, Roberto Giovannetti e André Araújo,

 

Palmas para o Mundo, Genésio Tocantins, Nacha Moretto, Dorivan e Relmivan Milhomen,

 

Olhai Por Nós, André Araújo e Roberto Giovannetti

 

Somos Underground: 10 anos de Tendencies Rock Festival, Caio Brettas.