Palmas 32 anos - Na Capital, o palmense é acompanhado pelo SUS desde a barriga da mãe

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 21 de maio de 2021 às 09:14

Pedro, de 4 meses, é mais um que recebeu todo o acompanhamento e cuidado dos profissionais do Sistema Único de Saúde da Capital

O palmense Pedro Rodrigues veio ao mundo no dia 13 de janeiro de 2021. Nasceu precisamente às 12h49, de parto natural, na Maternidade Dona Regina, a maior da rede pública do Tocantins, localizada em Palmas. Um bebê forte, saudável e sorridente que impressionou todos da equipe médica no dia do seu nascimento. O pequeno Pedro é mais um dos palmenses a receberem todo o acompanhamento e cuidado dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no Programa Saúde da Família na Capital.

 

Desde o início da gestação, a mãe do Pedro, Neuriana Luiz Rodrigues, 33 anos, foi acolhida na Unidade de Saúde da Família da Arse 122 e encaminhada para o início do pré-natal com os profissionais da área. Neuriana, que também é mãe de duas meninas: Nayllanne Rodrigues, 14 anos; e Letícia Rodrigues, 10 anos; conta que as consultas eram regulares, sendo uma com a enfermeira, e a outra com o médico especialista da unidade.

 

“A unidade é bem pertinho da minha casa. Lá, eu tinha as minhas consultas garantidas, recebia os encaminhamentos para a realização dos exames necessários, além das orientações sobre a gravidez e os cuidados com o bebê. Toda vez que ia, a enfermeira preenchia a minha caderneta de gestante, e já agendava o próximo atendimento. Fui acompanhada por eles até o dia do parto. E graças a Deus meu filho nasceu com muita saúde”, conta a mãe agradecida.

 

Neuriana lembra ainda do carinho que a enfermeira Roseane do Carmo Tobias tinha. “Ela explicava tudo direitinho, queria saber da minha alimentação, se estava fazendo atividade física, cuidando da minha saúde. Às vezes parecia uma psicóloga. Me dava conselhos e conversava bastante. Tenho muito carinho por ela e também pelos outros profissionais que sempre me atenderam muito bem”, relata a mãe.

 

Como Neuriana, centenas de mães realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Palmas. Neste período, as pacientes recebem orientações sobre a maternidade, o parto, a saúde da criança e os cuidados depois que o bebê nasce, entre outros aspectos de bem-estar e qualidade de vida.

 

Pré-natal

O gerente das Linhas de Cuidado da Atenção Primária, o enfermeiro Ilton Batista Salgado Júnior, lembra que ao realizar o pré-natal na rede pública de saúde da Capital, são asseguradas gratuitamente à gestante consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; cursos para mãe, suplementação de ferro e ácido fólico; vacinação contra Hepatite B, Difteria e Tétano e a vacina tríplice acelular.

 

A grávida também realiza exames de hemograma, tipagem sanguínea, fator rh, glicemia, sumário de urina, ultrassonografia obstétrica, Papanicolau, exame para anemia falciforme, HIV, sífilis, toxoplasmose, hepatite B, dentre outros. “Além de ofertar o atendimento integral à gestante, a equipe profissional trabalha as ações educativas. Temos também profissionais da área de psicologia, que ficam muito atentos para as questões relacionadas no acompanhamento a essa gestante com olhar diferenciado”, exemplificou.