Palmas 33 anos: cuidado com a Capital passa pela parceria entre poder público e cidadão

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação Secom | Publicado em 19 de maio de 2022 às 16:43

Zelo com as praças, equipamentos públicos e coleta seletiva são exemplos de cidadania

O município de Palmas tem um extenso território urbano, além de dois distritos - Taquaruçu e Buritirana - e a região de Taquaruçu Grande, que exigem uma gigantesca rede de serviços de limpeza das vias, coleta de resíduos, manutenção dos equipamentos, prédios e iluminação públicos e conservação das vias de tráfego. Todo esse trabalho é executado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), e envolve, além de investimentos financeiros, muita mão de obra. Entretanto, o cuidado com a cidade não é de responsabilidade exclusiva do poder público. Cada morador é parte importante no processo de manutenção do patrimônio coletivo, e muitos deles incorporam na sua rotina o zelo pela cidade, pelo meio ambiente e participam ativamente da gestão pública.

Com apenas 14 anos de idade, o estudante José João Ferraz Vieira, nascido em Palmas, já desenvolve um trabalho de conscientização sobre a coletiva seletiva com os vizinhos da quadra onde mora, a Arne 13 (108 Norte). Ao perceber que fora do seu ambiente familiar, as pessoas não se importavam muito com a reciclagem, José João, que tem o exemplo dentro de casa, viu a necessidade de fazer algo para mudar essa realidade. “Eu via as pessoas colocando o seu lixo para fora e não mais se importando, sendo que a verdade é que o lixo não desaparece, ao colocá-lo fora de casa ele é coletado e levado para outro local, apenas não está mais na sua casa.”

Em parceria com a mãe, a fonoaudióloga Adriana Ferraz, José João solicitou à Prefeitura de Palmas a instalação dos contêineres de ecopontos na praça da quadra. Durante três meses, sempre no final da tarde, abordava os moradores e explicava a importância da coleta seletiva e como ela deve ser feita. O ecoponto na Arne 13 coleta papel, metal, plástico e vidro. “Se cada morador de Palmas conseguir reciclar o mínimo, já fará uma grande diferença para cidade.”

Adriana é conhecida como a ‘síndica’ da quadra, inclusive chamando a atenção para situações como o descarte errado dos materiais no ecoponto. “Somos uma família comunitária, sempre contribuindo e vendo o que podemos fazer para melhorar a quadra e a qualidade de vida dos seus moradores”, explica. Utilizando as redes sociais como ferramenta de organização, Adriana conta que os moradores estão mais unidos e constantemente cobrando melhorias ao poder público e também criando iniciativas, como a feirinha de produtos artesanais que acontece periodicamente na praça. “É um movimento muito bom para incentivar o empreendedorismo, geração de renda e a interação entre os moradores, principalmente, criar vínculos, pois estamos vivendo um mundo muito digital, e a feira virou um espaço de encontros.”

A Prefeitura de Palmas, através do Programa Renova Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), disponibiliza 17 ecopontos no município para a destinação adequada dos resíduos sólidos, que depois são entregues a uma associação ou cooperativa de reciclagem. Para solicitar um ecoponto na sua quadra ou instituição, é preciso enviar um ofício para o e-mail resíduos.palmas@palmas.to.gov.br . No ano passado, foram coletadas, em Palmas, 28 toneladas de material reciclável, entre papel, plástico e metal.

Zelo e ação social

O presidente da Associação da Quadra Arno 42 (405 Norte), José Alan de Oliveira Castro, é morador desde 2010. Ele conta que, como líder comunitário, incentiva o envolvimento dos moradores nas demandas do dia a dia da quadra: limpeza, manutenção da iluminação pública e nas ações sociais. “Cobramos que cada morador coloque o seu lixo de forma correta, bem armazenado e no local certo. Aqui a coleta de lixo passa três vezes na semana, segunda, quarta e sexta-feira”, detalha.

José Alan conta que os moradores são comprometidos com o zelo da praça, pois é bastante usada. “No final da tarde, sempre têm pessoas utilizando a pista de caminhada, as crianças no parquinho e os jovens na quadra esportiva. Fazemos um trabalho de incentivo ao esporte, tanto aqui na quadra esportiva, quanto no campo de futebol da quadra, tendo inclusive parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).”

Serviços

Palmas tem 91 praças construídas e mantidas pela gestão municipal, com equipes da Seisp dedicadas a ações como: aparagem de gramado, rastelamento de folhas, esvaziamento de lixeiras, manutenção de playground, poda de árvores, coleta de entulho, roçagem de área verde, recolhimento de galhada, entre outros. Outra frente de trabalho da Seisp é a manutenção da iluminação das praças, avenidas e ruas de Palmas. O morador pode solicitar todos esses serviços e sugerir melhorias à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) pelos telefones (63) 3212-7426 ou 3212-7417 ou pelo Whats Palmas no (63) 3212-7500.

Relação dos Ecopontos em Palmas:
1.    Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Praça dos Girassóis);
2.    Terratins (Praça dos Girassóis);
3.    Quadra ACNO 1/103 Norte - Anexo III da Corregedoria da Justiça;
4.    Quadra Arno 12/105 Norte - Prédio Royal;
5.    Quadra Arne 13/108 Norte (Praça da quadra);
6.    Quadra Arno 22/205 Norte (Condomínio Privillege);
7.     Quadra Arse 21/204 Sul (Praça da quadra);
8.   Quadra AESE 34/310 Sul (IFTO);
9. Quadra Arso 42/405 Sul (Praça da quadra);
10. AASE 50/502 Sul - Defensoria Pública- Avenida Teotônio Segurado;
11. Quadra Arso 61/603 Sul;
12. Quadra 704 Sul/Arse 71 (Praça da quadra);
13.    Quadra Arso 102/1005 Sul. (Praça da quadra);
14.    Quadra Arse102/ 1006 Sul - Esc. Municipal Monteiro Lobato;
15.    Taquaruçu Grande – Esc. Municipal Fidêncio Bogo;
16.    Taquaruçu Grande – Posto Machado (Associação Água Doce);
17.    Taquaruçu - Praça Joaquim Maracaípe.