Palmas 33 anos: Com incentivos e redução da burocracia, Capital oferece ambiente propício para empreender

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Redação Secom | Publicado em 13 de maio de 2022 às 14:04

Empresário relata importância da Casa do Empreendedor na criação de seu negócio

Palmas chega aos seus 33 anos de criação com o amadurecimento da sua economia, com modernização das regras para abertura de empresas, ampliação do atendimento aos empresários e mais incentivos ao empreendedorismo. Em 2018, Denilson Kleber dos Santos apostou no empreendedorismo para garantir renda e o sustento da sua família. Profissional da área de informática, ele procurou a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), para formalizar o seu negócio de assistência técnica especializada de computadores, que naquele primeiro momento funcionaria na sua residência.

"Fizemos cartões e panfletos e iniciamos a divulgações nas quadras residenciais mais próximas e na Avenida JK. Logo tive um retorno e comecei a receber os primeiros serviços. Hoje, a Solução Informática está estabelecida em um ponto comercial, em processo de ampliação, e já emprega três pessoas”, relata Denilson. O empresário acredita que Palmas tem um grande potencial para o empreendedorismo, e destaca os serviços prestados na Casa do Empreendedor, inaugurada em 2021. O espaço administrado pela Sedem oferece orientações, serviços e capacitações fundamentais no processo de abertura e manutenção de negócios.

Denilson conta que a Sedem, no primeiro momento com a Sala do Empreendedor, foi fundamental no auxílio para formalização como Microempreendedor Individual (MEI). Ele recebeu orientações sobre os pagamentos dos tributos e da previdência, as declarações anuais à Receita Federal e, ainda, contou com acesso ao crédito, por meio do Banco do Povo, que possibilitou o crescimento do negócio. “Tudo sem burocracia, trabalho bem feito e eficaz, no momento que eu precisei, e isso possibilitou chegar até aqui. Considero o serviço da Casa do Empreendedor muito importante para fomentar o empreendedorismo. Os pequenos negócios precisam desse apoio e incentivo por parte da gestão pública”, afirma o empresário.

“Agora, tenho uma microempresa, estabeleci o negócio em um ponto comercial bem centralizado e hoje já emprego três pessoas. O negócio estava dando certo e precisei ampliar. Passei por dificuldades, não foi fácil, mas sou muito positivo e temos que profetizar bênção e o meu nome é vitória”, afirma Denilson. Hoje, o seu negócio conta com os colaboradores Ivanilson Pinheiro Miranda, Cindylla Brhena Oliveira de Jesus Márjore e Daniele Gonçalves Antônio, todos funcionários com carteira assinada.

Serviços

A Casa do Empreendedor reúne todos os serviços aos empresários em apenas um local, com um atendimento integrado e menor burocracia. Alguns dos serviços são: orientações em geral, formalização de empresa, alteração e baixa da inscrição de MEI, alvará de funcionamento, alvará de localização, emissão de boletos ao MEI, cadastro para emissão de notas fiscais, consultas prévias, declaração de faturamento, emissão de notas fiscais e inscrições municipais.

Na Casa do Empreendedor também funciona o Banco do Povo, que além de oferecer uma linha de crédito própria, presta orientações sobre outros tipos de financiamentos disponíveis no mercado. Também estão agregados os serviços de alvará sanitário e licenciamento ambiental. Assim como os atendimentos aos feirantes: recadastramento, acompanhamento técnico e oficinas de capacitação. E ainda capacitações e consultorias em empreendedorismo.

Indicadores

Palmas figura na 41ª posição no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, que avaliou os 101 municípios mais populosos do Brasil. Entre os indicadores avaliados, a Capital se destaca por seu desenvolvimento econômico e clientes potenciais, ficando na 26ª posição; no quesito acesso ao capital e capital humano, está na 27ª colocação. Em inovação e cultura empreendedora, Palmas aparece na 49ª posição.

Dados das empresas em Palmas

Total: 37.827 empresas

22.709 microempreendedores individuais

11.458 micro empresas