Palmas adere a projeto para ampliar atendimento à saúde dos idosos com capacitação em parceria com o Hospital Albert Einstein

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 17:48

Linha de cuidado integral à saúde da pessoa idosa faz parte do SUS

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), aderiu ao projeto de implantação da Linha de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa Idosa, no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quarta-feira, 19, técnicos do Ministério da Saúde (MS) apresentaram o projeto aos coordenadores dos 34 Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), com intuito de levantar o perfil dos profissionais que serão capacitados através da parceria entre o MS e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Na última terça-feira, 18, técnicos das secretarias municipal e estadual de Saúde participaram de uma reunião com os profissionais do MS onde foram definidas as estratégias para a implantação do projeto. A proposta é que o atendimento à saúde da pessoa idosa seja integrada não só com a atenção básica e especializada no município, mas também que haja a implementação de uma rede de assistência que inclua as áreas da educação, esporte, lazer, locomoção e desenvolvimento social.

A nutricionista Iara Quirino, coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa do MS, disse que Palmas foi selecionada para esse projeto porque já havia feito a adesão à caderneta de saúde da pessoa idosa. Para ela, o novo projeto vai ampliar ainda mais o atendimento ao público da terceira idade. “Com esse projeto vamos qualificar profissionais de todas as unidades de saúde do município para que o idoso tenha um atendimento adequado em todos os níveis de atenção”, ressaltou.

A enfermeira Taísa Ribeiro, responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa da Semus, revelou que será desenvolvido um projeto com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para trabalhar a temática da terceira idade junto aos jovens. “Precisamos entrar nas escolas para que os jovens possam atentar sobre o processo de envelhecimento saudável e desmistificar preconceitos”, destacou.

Parcerias

O projeto de implantação da linha de cuidado integral à saúde da pessoa idosa é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual da Saúde, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Universidade Federal do Tocantins.