Palmas Capital da Fé reúne famílias para celebrar a fé cristã na Capital

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 16:22

Foram 27 apresentações artística em cinco dias de evento, com dez regionais 17 nacionais, todos do segmento religioso

No Capital da Fé foram cinco noites de festa cristã, com participação de público estimado em 40 mil pessoas, segundo a Agência Municipal de Turismo (Agtur), e somente as comercializações nos 21 estandes dos pequenos empreendedores foram responsáveis por R$ 300 mil de incremento na economia da Capital. A festa que aconteceu entre os dias 9 e 13 de fevereiro, na Vila Olímpica, reuniu 17 atrações artísticas da música religiosa de nível nacional, e dez artistas regionais, entre cantores e bandas.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destaca que o Capital da Fé, que é lei, é o único entre as capitais do Brasil ocorrendo durante o período de carnaval. “Enquanto o Brasil vivenciou apenas o carnaval tradicional, Palmas se transforma na Capital da Fé, onde ocorre uma festa diferente, que não é carnaval, com outro propósito. Vivenciamos momentos de louvor, de oração e celebração de que em 2024 viveremos o extraordinário de Deus.” Cinthia Reibeiro ainda ressalta a importância do evento para a fomento da economia da Capital, como se transformar em uma boa oportunidade de renda aos ambulantes presentes na festa gospel. “Esse ano fizemos a maior estrutura, com espaços muito bonitos e com o maior número de cantores nacionais, que através de suas vozes nos conforta e ganham muitas vidas para Deus.”

Na programação, o evento contou com três dias de louvor misto, de sexta, 9, a domingo, 11, um dia somente com música católica, segunda, 12, e um dia de música evangélica, terça, 13. Nomes como Padre Fábio de Melo, Aline Barros, Padre Antônio Maria, Cassiane, Sarah Farias, Rosa de Saron, Anderson Freire, Camila Barros e Isadora Pompeo são alguns dos artistas que estiveram na programação. Os artistas regionais também tiveram seu destaque no evento  e foram dez artistas, entre eles Missão Sacramento, Pe. Geraldinho, entre outros.

Durante o evento o Padre Antonio Maria, um dos mais respeitados párocos da religião católica e disseminador da fé cristã, na sua apresentação fez questão de elogiar a iniciativa do Município de oferecer ao público uma festa cristã, como alternativa às festas seculares próprias do período de carnaval.

“Esse título é muito lindo, ‘Capital da Fé’. Eu acho maravilhoso que Palmas tenha essa iniciativa e agradeço a Deus por poder estar aqui”, declarou o sacerdote, explicando que recentemente teve um incidente em que machucou os joelhos e está precisando usar cadeira de rodas, temporariamente. “Na situação que me encontro de cadeira de rodas fazer esta viagem foi um sacrifício que fiz questão de fazer porque estou feliz, justamente em poder dar meu apoio a essa iniciativa maravilhosa. Eu estou feliz e espero que Deus me use como instrumento para trazer alegria aos corações’, ressaltou Padre Antônio Maria.

Live

Não apenas o público presente pode acompanhar os cinco dias de louvor e adoração do Capital da Fé, a Prefeitura de Palmas, por meio das suas redes sociais, disponibilizou toda a programação ao vivo, para todo o mundo. Foram ao todo 28 horas de transmissão do evento, mais de 30 mil visualizações, sendo assistidos em 25 dos estados do brasileiros e em vários outros países, entre eles, Estados Unidos, Espanha e Portugal. Segundo a organização, foi um recorde de mais de 600 pessoas de forma simultâneas assistindo a live.

Estrutura

A Prefeitura de Palmas preparou uma grande estrutura com dois palcos, lounges, praça de alimentação contendo 21 barracas de alimentação, artesanato e produtos religiosos, acompanhadas de mesas e cadeiras e cobertura em forma de túneis, para maior conforto do participante. E, ao total, foram mobilizados um efetivo de 780 pessoas.

Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis, a estrutura do evento foi pensada para atender toda a família. Ele ainda complementa que este ano o evento teve uma estrutura nunca antes vista, com o retorno dos dois palcos, sendo um católico e outro evangélico, além de espaços instagramáveis, lounges e túneis, para que as pessoas pudessem ir ao evento sem a preocupação com as chuvas típicas de fevereiro.

Na sua avaliação, o gestor da pasta ressalta que o evento se mostrou como consolidado e que a população aprovou a estrutura desse ano.  “O Palmas Capital da Fé chegou ao seu ápice, se consolidando como o maior festival religioso de cunho cristão do norte do Brasil, realizado nesse período do ano. Uma estrutura nunca antes vista feita para receber o público com conforto, segurança e com a sensação de que Deus estava ali naquele lugar. Foram cinco dias de muita música, fé, devoção e louvor, onde pudemos experienciar e viver o extraordinário de Deus em nossas vidas”, finalizou Giovanni Assis.

Texto: Malena Mota