Palmas causa boa impressão e participantes da Soea elogiam estrutura da cidade

Agência de Turismo

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 19 de setembro de 2019 às 11:58

Movimentação refletiu no transporte, restaurantes e, sobretudo a ocupação dos hotéis

Palmas tem respirado nos últimos dias novos ares. Profissionais de engenharia, empresários, gestores públicos e estudantes estão reunidos desde a última segunda-feira, 16, na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), para discutir caminhos mais sustentáveis que levem ao desenvolvimento do Brasil. Com extensa programação e participação de aproximadamente quatro mil pessoas, a Soea finaliza nesta quinta-feira, 19, para dar espaço ao 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece até o dia 21 de setembro, ambos no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

 

E a movimentação refletiu no transporte, com voos operando em capacidade máxima na cidade, restaurantes, transporte terrestre de passageiros e, sobretudo a ocupação dos hotéis. Na visão da presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Seti, esse é considerado um dos melhores eventos que a cidade já recebeu. “Realizamos uma pesquisa nos 62 restaurantes e empreendimentos do ramo da alimentação que fazem parte da Abrasel e o aumento do faturamento é expressivo”, enaltece a presidente, ao explicar que o público participante tem o perfil de Palmas. A previsão é de que a pesquisa seja divulgada na próxima semana.

 

Para o diretor de meio ambiente da Confederação Nacional dos Engenheiros Agrônomos (Confaeab), Cleberson Carneiro Zavaski, que saiu de Brasília especialmente para participar da Soea, a experiência no evento tem sido proveitosa, pois pôde conhecer mais sobre as particularidades do Tocantins e da região Norte do Brasil, a exemplo dos debates promovidos durante um painel que tratou do Matopiba. “Considero como a principal fronteira agrícola do mundo, com a inclusão do bioma do cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com a produção de grãos e fibras”, explica o diretor, que também é engenheiro agrônomo.

 

Zavaski elogia a estrutura da cidade e brinca ao informar que aqui também se sentiu acolhido. “Achei aqui um consulado do Internacional, e me sinto em casa”, disse o gaúcho e torcedor fanático do Sport Club Internacional.

 

Preparado para retornar para Curitiba (PR) após participação na Soea, o engenheiro eletricista Victor Salvino Borges explica que é a primeira vez que vem a Palmas e gostou bastante da infraestrutura. “Ruas largas, planejadas e de fácil locomoção. Conheci alguns pontos turísticos em razão de ter me hospedado em um hotel no centro da cidade. As discussões propostas na Soea serão absolvidas na minha profissão, já que tive a oportunidade de conhecer mais sobre a governança, cidades, dentre outros assuntos pertinentes”, ressalta Borges.

 

Assuntos discutidos

 

Diversos assuntos entraram em pauta na Soea como reflexões sobre a formulação de políticas públicas para as próximas décadas, o papel da Engenharia Nacional na retomada do desenvolvimento, potencialidades da sustentabilidade de empreendimentos agrícolas através de mapas temáticos, tecnologias sociais para produção agrícola sustentável, estudo sobre o Aterro Sanitário de Palmas, apresentação do Diagnóstico do Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos, gestão de riscos na mineração, energia solar, ética, petróleo,  biomas do estado do Tocantins, gestão de recursos hídricos, desenvolvimento industrial, aquicultura, mudanças climáticas, dentre outros.