Palmas: compromisso com a sustentabilidade sempre

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 07:09

Usar, reutilizar, reciclar e dar destinação correta para tornar o convívio do homem com a natureza mais harmonioso. Essa é a premissa defendida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), reforçada em 2022 por diversas ações assimiladas pela Instituição.

Em março passado, Palmas, por meio da FMA se tornou oficialmente uma cidade parceira da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), ao iniciar as tratativas para implantação de uma central de logística reversa na capital, que foi concretizada em maio. Na ocasião a cidade recebeu o selo Abree.

Mês ambiental

No mês de junho, a Fundação comemorou a Semana do Meio Ambiente com vasta programação de incentivo à proteção dos recursos naturais e a adoção de práticas amigáveis para a conservação do planeta. Ao final, foi instalado o Parque das Artes, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Mostra de Arquitetura Casa Cor.

Sustentabilidade

Em julho, foi a vez das ações da FMA se voltarem às edificações sustentáveis, quando foi estabelecida uma parceria, por meio do Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das Edificações Sustentáveis no Brasil, realizada pela Internacional Finance Corporation (IFC), que é um dos braços do Banco Mundial – World Bank Group – e apoiada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Araras

Setembro a FMA se comprometeu com a proteção da vida silvestre das araras-canindé ocorrentes em área urbana. Foi assinado o termo de acordo com a empresa Arara Ecos, por meio do qual serão instalados ninhos artificiais em diversos pontos ao longo das avenidas Teotônio Segurado e JK. Essa medida visa proporcionar um ambiente seguro para que estas aves possam procriar e garantir a manutenção da espécie.

Novembro a Fundação de Meio Ambiente renovou seu protocolo do fogo e ampliou as ações que serão executadas em 2023 no que diz respeito ao controle, prevenção e combate de queimadas em áreas urbanas e rurais do município.

Além disso, a FMA manteve em sua rotina as atividades de fiscalização, monitoramento e licenciamento, além de dar continuidade a programas como o Renova Palmas, Muda Clima e Olhos D’Água, dentre outros.