Palmas contará com 32 brigadistas para atuar na prevenção e combate às queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 09 de junho de 2022 às 18:06

Trabalho de sensibilização para evitar o uso do fogo já está sendo realizado em diversas comunidades da Capital

A apresentação de parte do efetivo que atuará na campanha de combate e prevenção às queimadas este ano foi o ponto alto na programação desta quinta-feira, 09, penúltimo dia da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Ao todo serão 32 brigadistas do município de Palmas, sendo 12 remanescentes da campanha de 2021 e mais 20 que estão em processo de seleção. Os trabalhos são realizados em parceria com o a Guarda Metropolitana, Fundação Municipal de Meio Ambiente, órgãos ambientais federais e estaduais, corpo de bombeiros militar, sociedade civil, dentre outros.

A sensibilização da população quanto à necessidade de usar o fogo neste período de estiagem, com vistas a evitar a ocorrência de focos de incêndios tanto em áreas urbanas quanto rurais, já foi iniciada pela equipe da gerência de Educação Ambiental, da FMA, com as escolas da rede municipal de ensino.

Desde o início deste mês, técnicos da FMA estão percorrendo as escolas, ministrando palestras para a comunidade escolar, levando informações sobre os riscos do uso do fogo, agravamento de sintomas de doenças respiratórias e prejuízos econômicos e danos ao meio ambiente.

Em outra frente, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio), formado por representantes da FMA, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Guarda Metropolitana Ambiental (GMP) e Defesa Civil; pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Educação (Semed), sociedade civil organizada dentre outros, tem ampliado esta sensibilização levando informações sobre o assunto a outros locais da comunidade palmense.


 

Palestra
A programação desta quinta, ainda contou com a apresentação de uma palestra, seguida de mesa redonda, sobre Educação Ambiental e Queimadas foi ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental da FMA, Irisneide Farias Barbosa, pelo superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Grama Maciel.

Georgethe Pinheiro – Secom Palmas