Palmas deve voltar a registrar chuva localizada

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação | Publicado em 28 de abril de 2022 às 16:27

Segundo meteorologista, Capital do Tocantins deve passar pela transição para o período de estiagem até meados de maio

O tempo está mudando em Palmas, que há dias não registra chuvas. No entanto, existem áreas com instabilidade na região Centro-norte do Tocantins, que podem causar chuvas no final da tarde, de forma localizada. É o que prevê o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Luiz Cabral.

Segundo ele, a região deve passar pela transição para o período de estiagem até meados de maio. “Ainda estamos em  consolidação, mas já é observado a elevação das temperaturas, com tempo muito seco. Por isso, é preciso evitar atividades físicas ao ar livre, nas horas mais quentes do dia, e se manter hidratado”, observa.

O boletim de previsão do tempo da Defesa Civil de Palmas aponta que em Palmas, nesta quinta-feira, 28, a temperatura máxima chega a 35°C, com umidade do ar variando entre 35 e 75%, com previsão estendida para os próximos quatro dias nas mesmas condições e índice ultravioleta (UV) muito alto. O UV é um padrão universal que mede a força dos raios solares, ou seja, a radiação num determinado lugar e tempo.

No acumulado do mês de abril até o momento, choveu 132,2 mm, quantidade dentro do previsto para o período. O boletim da Defesa Civil de Palmas é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins (Nemet-TO).