Palmas é a melhor cidade com índices de saneamento básico na região Norte do País

Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas

Autor: Redação ARP | Publicado em 24 de abril de 2020 às 15:42

A pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil é realizada levando em consideração as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e mede a qualidade dos serviços de água e esgoto entre as 100 maiores cidades do País

 

Palmas é o município da Região Norte mais bem colocado no Ranking do Saneamento 2020. A avaliação foi divulgada no mês de março, pelo Instituto Trata Brasil, e mede a qualidade dos serviços de água e esgoto entre as 100 maiores cidades do País.

 


A pesquisa realizada mostra que a Capital do Tocantins investiu o superior à média nos serviços de água e esgoto. Segundo os dados, proporcionalmente, Palmas chegou a investir mais que cidades como São Paulo, Curitiba, Londrina e Brasília. Confira a pesquisa neste link.

  

 

A metodologia aplicada considera a atribuição de notas para cada um dos indicadores e o somatório destas resulta no ranking. Os indicadores utilizados permitem avaliar o nível de cobertura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, melhoria da cobertura e nível de eficiência dos serviços.

 

 

Um dos indicadores avaliados na pesquisa mostrou que ocorreu um aumento na cobertura com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Capital, quando comparados os indicadores dos rankings de 2019 e 2020.

 

 

Outro indicador avaliado foi o de perdas de faturamento e a pesquisa demonstrou uma melhoria ao longo do tempo, no entanto, espera-se uma evolução maior. Essas perdas são decorrentes de erros de medição nos hidrômetros, fraudes, ligações clandestinas e falhas no cadastro comercial.

 

 

Segundo a diretora da Agência de Regulação Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), Denise Dourado, o programa de substituição de hidrômetros executado pela Concessionária foi uma das medidas que foram adotados para reduzir essas perdas. “Em 2019 foram investidos cerca de R$ 3 milhões na troca de mais 30 mil hidrômetros no Município de Palmas pela concessionária que presta o serviço de água e esgoto. Para garantir a melhoria contínua dos serviços de saneamento, a ARP faz o acompanhamento dos investimentos realizados pela Concessionária, tendo como referência as metas dispostas no contrato de concessão e no Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Palmas”, informou.

 

 

Pesquisa

 

 

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil.

 

 

A pesquisa é realizada levando em consideração as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), alimentado anualmente pelas operadoras de saneamento. Os dados utilizados no ranking de 2020 são referentes ao ano de 2018.

 

 

Desde 2018, Palmas passou a incluir no ranking da pesquisa que leva em considerando a população apontada pelo IBGE. O Município alcançou o 28º em 2020.